Autárquicas: BE com estratégia comum para municípios da região de Lafões

| Política
Porto Canal / Agências

Oliveira de Frades, 19 jun (Lusa) -- O BE vai concorrer à presidência dos três concelhos da região de Lafões, pela primeira vez, com candidatos que prometem trabalhar em conjunto, apostando na intermunicipalidade.

O diretor executivo da Associação de Solidariedade Social Dão Lafões, Mário Pereira, a responsável pelos serviços do Ministério da Agricultura na região, Maria do Carmo Bica, e o gestor cultural Marco Mendonça são os cabeças de lista em Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul e Vouzela, respetivamente.

Como áreas prioritárias para a ação conjunta, os candidatos elegeram a mobilidade das pessoas, a proteção ambiental e as políticas agrícola e florestal, a programação cultural, o emprego, o desenvolvimento económico e a inovação e a educação e formação profissional.

Maria do Carmo Bica, de 50 anos, que é vereadora independente na Câmara de Vouzela, apontou como "um exemplo muito interessante da intermunicipalidade" a Feira de Lafões, que durante nove edições se realizou rotativamente entre os três municípios, mas que "acabou por falta de diálogo".

A engenheira agrícola referiu que esta é uma região que tem "características muito iguais e uma identidade comum", não sendo possível a quem nela viaja perceber onde acaba um concelho e começa outro.

"É uma região com bastante homogeneidade, mas temos andado de costas voltadas uns para os outros", lamentou.

A candidata à Câmara de S. Pedro do Sul exemplificou com o que se passa ao nível do ensino secundário, onde existe "falta de complementaridade e concorrência pelo mesmo tipo de cursos" entre as escolas da região.

Já Mário Pereira, de 56 anos, que é deputado municipal independente em Vouzela e que agora se candidata à Câmara de Oliveira de Frades, referiu que as três autarquias podem trabalhar juntas para "encontrar novas formas de organizar os transportes públicos" e também na luta contra o pagamento de portagens na autoestrada A25.

Por outro lado, considerou que "os municípios, isoladamente, não têm dimensão crítica" para avançar com alguns projetos.

Na sua opinião, "uma boa estrada entre S. Pedro do Sul e Oliveira de Frades" e "construir a ecopista do Vouga" são duas grandes obras que estão por fazer e devem ser projetadas em conjunto.

Marco Mendonça, de 31 anos, referiu que, apesar dos objetivos comuns, cada candidatura terá um programa próprio para os seus concelhos e suas freguesias.

As candidaturas do BE pretendem eleger em Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul e Vouzela "pessoas em número e qualidade" que possam contribuir para alterar os métodos seguidos em cada um dos municípios.

Também os candidatos do PS às presidências das três Câmaras de Lafões já anunciaram que querem trabalhar em conjunto de forma a minorar custos em vários setores e a melhorar a qualidade de vida das populações.

Nas últimas eleições autárquicas, em Oliveira de Frades, o PSD obteve 70,71% dos votos (quatro mandatos) e o PS 19,55% (um mandato).

Em S. Pedro do Sul, o PSD conseguiu 58,56% dos votos (cinco mandatos) e o PS 26,55% (dois mandatos), enquanto que em Vouzela o PSD conquistou 51,16% dos votos (quatro mandatos) e o PS 40,59% (três mandatos).

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.