Fogo na Serra de Valongo avança "fora de controlo" para Paços de Ferreira

Fogo na Serra de Valongo avança "fora de controlo" para Paços de Ferreira
| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que reacendeu hoje na Serra de Valongo está "fora de controlo" em direção a Paços de Ferreira, para a zona industrial de Seroa, enquanto a frente de Valongo encontra-se em "rescaldo", disse fonte da Proteção Civil.

"O incêndio no lado de Valongo está em rescaldo. A situação está complicada em Paços de Ferreira, progrediu de Santo Tirso em direção a Paços de Ferreira e aí está muito complicado. Ele foi em direção à cadeia e agora vai em direção à zona industrial de Seroa. Está fora de controlo. Possivelmente foi por causa do vento e das condições da zona", indicou à Lusa o comandante da proteção civil de Valongo, Delfim Cruz.

Do lado de Valongo, no distrito do Porto, o incêndio está "em fase de rescaldo e vigilância", que vai durar toda a noite, enquanto na manhã de domingo vai haver um reforço com "equipas de sapadores florestais" para continuarem as operações de rescaldo.

"O que acontece é depois de ser feito o combate e extinção do incêndio, com o tempo e as horas, vai reacendendo. Quando a temperatura começa a subir, aí é que os reacendimentos começam a acontecer de forma brutal, mais ao final da manhã e início de tarde. Amanhã [domingo] vai haver um reforço nessa vigilância e consolidação de rescaldos", explicou.

Ainda no início da noite, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Valongo, Bruno Fonseca, explicou à Lusa que este fogo foi "uma reativação do incêndio de ontem [sexta-feira], que projetou para o outro lado da autoestrada A41, para Sobrado".

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o incêndio mobilizava 244 operacionais, apoiados por 68 viaturas, pelas 23:45.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.