FC Porto em "poupanças" vence SC Braga por 3-1

| FC Porto
Porto Canal com imagem de fcporto.pt

Um FC Porto em "poupanças" foi hoje vencer a Braga por 3-1, em jogo da 27.ª jornada da I Liga de futebol, roubando praticamente o objetivo do quinto lugar aos bracarenses.

Os portistas marcaram primeiro, por Varela, aos 23 minutos, mas o Braga respondeu no segundo tempo, por Erick Moreno (58).

Contudo, nos últimos minutos da partida, aos 86 e 90+1, pouco depois de Rafa ter desperdiçado soberana oportunidade para colocar o Braga em vantagem, Carlos Eduardo e Quintero sentenciaram a partida.

Mesmo com muitas alterações, oito em relação ao "onze" inicial de Sevilha de quinta-feira, já a pensar no jogo da Taça de Portugal, na quarta-feira, com o Benfica, o FC Porto foi capaz de fazer impor a sua maior valia, apesar da boa reação do Braga na segunda parte.

Com esta derrota, o Braga fica a seis pontos do Nacional, que tem ainda vantagem no confronto direto, pelo que o quinto lugar, que dá acesso à Liga Europa na próxima temporada, dificilmente fugirá aos madeirenses.

O Braga realizou uma péssima primeira parte. Neste período, a equipa da casa não logrou uma jogada com princípio, meio e fim e muito menos um único remate com perigo à baliza defendida por Fabiano.

Um Braga sem intensidade, sem ligação entre os setores, com demasiada inexperiência na defesa e no ataque foi presa fácil para um FC Porto a meio gás.

No FC Porto, destaque para a estreia do jovem venezuelano Victor Garcia, defesa direito da equipa B, enquanto no Barga a nota foi a titularidade de Tomás Dabó, Núrio e Eric Moreno e para o regresso, na segunda parte, de Rafa e Éder, este mais de quatro meses depois (o último jogo de Éder tinha sido precisamente diante do FC Porto, na primeira volta).

Depois de um início de jogo desconexo de parte a parte, o FC Porto inaugurou o marcador aos 23 minutos, com Varela a aproveitar a inexperiência de Núrio e a surgir na cara de Eduardo, "picando" a bola sobre o guarda-redes do Braga.

Após o reatamento, Jorge Paixão mexeu na equipa, entrando Miljkovic e Rafa e, logo no primeiro minuto, Pardo rematou com perigo para defesa apertada de Fabiano.

Luís Castro terá pensado que o jogo estava controlado e pouco depois fez entrar Defour para poupar Fernando para o jogo da Luz, mas, no minuto seguinte, o Braga chegou ao empate e partiu para 25 minutos de bom plano.

Grande jogada de Pardo pela direita com centro perfeito incluído para a zona do primeiro poste onde surgiu Erick Moreno, fulminante, a fazer o empate de cabeça (58).

Éder entrou aos 66 minutos e esteve perto do golo, quando rematou de pronto, após um canto, mas Fabiano defendeu com as pernas (77).

Aos 84 minutos, o Braga esteve perto da reviravolta no marcador: Rafa roubou a bola a Abdoulaye, mas, só com Fabiano pela frente, rematou de forma débil, à figura do guardião.

Mas, dois minutos depois, Josué cruzou da esquerda e Carlos Eduardo, de cabeça, fez o segundo do FC Porto, e, aos 90, concluindo um rápido contra-ataque, Quintero fez o resultado final.

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga - FC Porto, 1-3.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Silvestre Varela, 23 minutos.

1-1, Erick Moreno, 58.

1-2, Carlos Eduardo, 86.

1-3, Quintero, 90+1.

Equipas:

- Sporting de Braga: Eduardo, Tomás Dabó, Santos, André Pinto, Núrio (Miljkovic, 46), Custódio, Luiz Carlos, Battaglia, Erivaldo (Rafa, 46), Pardo e Erick Moreno (Éder, 66).

(Suplentes: Cristiano, Miljkovic, Paulo Vinícius, Vukcevic, Nuno Valente, Rafa e Éder).

Treinador: Jorge Paixão.

- FC Porto: Fabiano, Víctor García, Maicon, Abdoulaye, Ricardo, Fernando (Defour, 57), Carlos Eduardo, Josué, Silvestre Varela (Ghilas, 63), Licá e Jackson Martinez (Quintero, 70).

(Suplentes: Kadú, Mangala, Alex Sandro, Defour, Quintero, Kelvin e Ghilas).

Treinador: Luís Castro.

Árbitro: Rui Costa (Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Fernando (53) e Custódio (68).

Assistência: 12.807 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.