CIM do Ave lança concurso para transporte público de passageiros de 1,84 ME

CIM do Ave lança concurso para transporte público de passageiros de 1,84 ME
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Comunidade Intermunicipal do Ave lançou hoje o concurso para a concessão do Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros, no valor de 1,84 milhões de euros, que vigorará por cinco anos, de acordo com o Diário da República.

"Aquilo que se pretende com esta concessão é garantir o transporte público para toda a população", disse hoje à Lusa a secretária intermunicipal, Marta Coutada.

Aquela responsável assinalou ter sido a primeira vez que as comunidades intermunicipais, que se constituíram como autoridades de transportes, foram chamadas a promover este tipo de concursos, o que obrigou, no caso do Ave, a "um trabalho muito complexo e moroso" para definir as várias peças concursais, iniciado em 2018.

Anotou, também, o desafio que representou a preparação desta concessão num território formado por concelhos com diferentes características, desde os urbanos, como Guimarães, Famalicão e Vizela, aos de baixa densidade, como Mondim de Basto e Cabeceiras de Basto.

Segundo Marta Couta, a CIM do Ave pretende, em termos gerais, que o operador que venha a ganhar o concurso público garanta mais linhas, novos horários, maior qualidade nas frotas e um sistema de bilheteira articulado com as linhas inter-regionais.

Para os territórios da baixa densidade, onde não se justificam linhas regulares, está prevista a existência do denominado transporte a pedido, ou transporte flexível, para satisfazer as necessidades das populações, anotou.

Os transportes escolares, que são garantidos pelos municípios, não estão incluídos neste concurso, indicou.

A CIM do Ave compreende os municípios de Guimarães, Famalicão, Vizela, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto, correspondendo a cerca de 425 mil habitantes.

De acordo com o anúncio publicado hoje em Diário da República, os interessados têm agora 70 dias para apresentar as suas propostas.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.