Guiné-Bissau/eleições: Quatro mil guineenses vão às urnas no domingo em Portugal

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 abr (Lusa) -- Os quatro mil guineenses recenseados em Portugal vão às urnas no domingo para escolher o novo Presidente e o parlamento da Guiné-Bissau, havendo várias mesas de voto espalhadas pelo território português, informou a embaixada daquele país africano em Lisboa.

"Aproximadamente quatro mil pessoas foram recenseadas em Portugal e poderão participar nas eleições gerais guineenses", disse o encarregado de negócios da embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa, M´bala Alfredo Fernandes.

Os eleitores poderão dirigir-se às mesas de voto entre às 08:00 e às 18:00.

No Porto, os guineenses poderão votar no Paços do Conselho, de acordo com M´bala Alfredo Fernandes.

Haverá uma mesa móvel na residência universitária da Universidade de Aveiro, das 08:00 às 11:00, e, depois, desloca-se para Coimbra, ficando na Casa da Lusofonia da Universidade de Coimbra - Edifício das Matemáticas, das 12:00 às 18:00.

No Algarve, os eleitores poderão votar no Hotel Feliz Choro, na Albufeira.

A Câmara de Loulé disponibilizará uma camioneta, que sairá da Associação Guineense de Almancil e levará os eleitores para votarem em Albufeira.

O transporte para a Albufeira será realizado às 09:50 e, posteriormente, às 15:50.

Em Lisboa e arredores, haverá uma mesa no refeitório da Câmara Municipal da Amadora, no complexo desportivo de São Domingos de Rana, nos Paços do Concelho de Odivelas, na Escola Básica Nº 1 de Vale da Amoreira (na Margem Sul) e no auditório da Universidade Lusófona.

Em Alverca, haverá também uma mesa móvel, das 08:00 às 11:00, na Casa do Povo de Arcena e, posteriormente, a mesa deslocar-se-á para a Sala Multiusos do ATL/junta de freguesia, em Sacavém, onde ficará entre as 12:00 e as 18:00.

As eleições de domingo na Guiné-Bissau acontecem na sequência do golpe de Estado de abril de 2012, quando os militares retiraram do poder o Presidente interino Raimundo Pereira e o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior e instalaram um Governo de transição.

Estas eleições gerais estavam previstas para ocorrerem em abril de 2013, mas foram sucessivamente adiadas.

Um total de 775.508 cidadãos constam dos cadernos eleitorais da Guiné-Bissau e têm direito a votar, de acordo com o recenseamento realizado entre dezembro de 2013 e fevereiro deste ano.

CSR // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.