'App' que combate ciberagressão venceu 2.ª edição do "Transforma TI" em Valongo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 16 jul 2020 (Lusa) - Uma 'app' para ajudar jovens vítimas, agressores e observadores de ciberagressão venceu a 2.ª edição do prémio 'Transforma TI', em Valongo, destinado a valorizar aplicações tecnológicas que resolvam problemas sociais, anunciou hoje a câmara municipal.

Seis projetos apresentaram-se a concurso na edição de 2020, cuja decisão decorreu na quarta-feira à noite em Valongo e premiou o projeto de Maria Vale, denominado App: #CiberAmigo.

Esta aplicação, lê-se na informação disponibilizada pela autarquia, pretende dar "resposta aos problemas adjacentes à ciberagressão, dando a oportunidade de integrar o tema no currículo escolar, constituindo os professores e psicólogos agentes importantes neste combate e fornecer informação aos adolescentes acerca do tema e das suas dinâmicas, desconstruindo ciber(mitos)".

Ao mesmo tempo, continua a descrição, abre a "possibilidade dos adolescentes que sejam/tenham sido vítimas, agressores e observadores pedirem ajuda/denunciar, garantindo-lhes uma resposta adequada/efetiva".

Criado em 2018, o prémio que oferece 1.500 euros ao projeto vencedor, surgiu para, disse à Lusa o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro "estimular a transformação de ideias inovadoras em projetos de empreendedorismo social, recorrendo ao talento tecnológico dos jovens do concelho".

Programado no âmbito do projeto Mudar para a inovação (Switch to innovation, em inglês), as 'app' "foram desenvolvidos ao longo de seis meses no Centro de Cidadania Digital, em Valongo", acrescentou o autarca.

No segundo lugar ficou a aplicação "Baby Upload" de "partilha e entreajuda entre pares, na vivência da gravidez e, ao mesmo tempo, a escassez de informação fidedigna e de confiança quando se recorre a espaços de partilha na internet" e em terceiro o "Ninho" para ajudar os estimados "10 mil animais que anualmente são abandonados em Portugal", acrescentou a câmara.

JFO // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.