Instituto Gulbenkian Ciência e farmacêutica parceiros no desenvolvimento de remédios

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 jun (Lusa) - O Instituto Gulbenkian da Ciência (IGC) e a multinacional farmacêutica Merck assinam hoje, em Lisboa, um acordo de cooperação que permitirá o desenvolvimento de medicamentos nas áreas da oncologia e da imunologia.

O acordo, que entra hoje em vigor por um período renovável de três anos, propõe, na prática, "o licenciamento e o desenvolvimento de produtos farmacêuticos que possam resultar da investigação feita no instituto", assinalou à agência Lusa o ex-diretor do IGC António Coutinho, atual administrador da Fundação Calouste Gulbenkian.

António Coutinho, que esteve na génese do acordo quando desempenhava as funções de diretor do IGC, apontou a imunologia, a bacteriologia, a oncologia ou a biologia evolutiva como áreas de interesse.

"No fundo, é aproveitar as competências do instituto, na investigação que faz, e as competências da Merck, como grande empresa mundial, na valorização da propriedade intelectual e no desenvolvimento de produtos", enfatizou.

O IGC é um instituto de investigação biomédica integrado na Fundação Calouste Gulbenkian.

ER // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.