Câmara de Lisboa e Governo negoceiam passagem da Carris e Metro para município

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 abr (Lusa) -- A Câmara de Lisboa e o Governo vão negociar a passagem da gestão da Carris e do Metropolitano para o município antes de a tutela tomar uma decisão definitiva quando à concessão destas empresas de transportes a privados.

A Câmara de Lisboa foi uma das entidades que participou no período de consulta pública sobre a concessão a privados das empresas de transportes Carris e Metropolitano de Lisboa. O Governo pretende lançar o concurso para a concessão destas empresas a privados até ao final do mês de junho.

"O Estado decidiu separar a propriedade da gestão ao admitir concessionar a gestão a privados. Nós constatámos que, relativamente aos termos em que o Estado colocou a questão, temos condições para discutir também com o Estado e assumirmos nós a gestão destas empresas", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.

O autarca socialista indicou que a "negociação terá de estar terminada atempadamente para que o Governo possa tomar decisões sobre o futuro das empresas" e a tutela "aceitou negociar antes de tomar uma decisão definitiva sobre a abertura dos concursos".

"O Governo convidou-nos a participar num processo de avaliação de novos modelos de propriedade e gestão da Carris e do Metro e no quadro desse processo surgiu uma hipótese séria de a câmara assumir essa gestão", declarou, mostrando-se confiante num acordo.

Além da passagem da gestão dos transportes públicos para o município, António Costa tem reivindicado uma indemnização da parte do Estado pela nacionalização da Carris e do Metropolitano em 1975, até então municipais, mas este assunto fica para já fora desta negociação.

"Não estou a dizer que vamos a abdicar [da questão patrimonial], mas sem prejuízo dessas matérias. Agora estamos disponíveis para negociar o que está em cima da mesa negociar que é a disponibilidade para começar a gerir desde já estas duas empresas. Não tem de ser já amanhã. Vamos abrir negociações e vamos ver", disse o autarca.

Os moldes da gestão municipal, os custos para o município, período da gestão são assuntos que António Costa e o Ministério da Economia ainda vão discutir, segundo o autarca.

"O que faz sentido para a câmara quando assume a gestão da Carris e do Metro é melhorar o serviço, a cobertura e a satisfação dos utentes, e isso tem de ser feito sem prejudicar a trajetória de consolidação das empresas, nem o equilíbrio financeiro do município", afirmou.

Entre as preocupações da Câmara de Lisboa está também a paz social da empresa. Estruturas representantes dos trabalhadores da Carris e do Metropolitano têm mantido reuniões com António Costa, que considerou que "há um empenho para encontrar no município soluções" que compatibilizem a defesa dos direitos dos funcionários com situação financeira da empresa e do município.

"Se processo tiver sucesso, nós garantimos que a propriedade e a gestão da empresa se mantêm públicas", afirmou, apontando que "seria muito útil por termo ao clima de conflito que se tem arrastado nos últimos anos".

Para António Costa, a negociação tem de passar também por uma "partilha adequada de responsabilidades de quem é acionista -- o Estado -- e quem assume gestão - o município" e deverá ser feita de acordo com um "modelo de financiamento sustentável dos investimentos futuros e da exploração e tendo como pressuposto uma solução para os passivos acumulados".

António Costa marcou para terça-feira uma reunião de câmara extraordinária, onde o PS tem maioria absoluta, para "aprovar formalmente" a abertura destas negociações com o Governo e os moldes da negociação.

SYP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".