ONG timorense ligada ao setor da justiça preocupada com tradução de língua portuguesa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Díli, 19 jun (Lusa) - O Programa de Monitorização do Sistema Judicial de Timor-Leste (JSMP) exigiu hoje ao Tribunal Distrital de Díli a nomeação de tradutores de língua portuguesa que tenham conhecimentos jurídicos para não prejudicar os arguidos, testemunhas e o público.

"O JSMP exige ao tribunal que tenha em atenção a questão dos intérpretes porque têm de transmitir uma clara informação dos factos para não prejudicar o interesse da justiça para as partes", afirmou, em comunicado, Luís de Oliveira Sampaio, diretor-executivo daquela organização não-governamental timorense.

O JSMP pediu também ao tribunal distrital de Díli para nomear pessoas que tenham bons conhecimentos de língua portuguesa e da terminologia jurídica para os "arguidos, vítimas, testemunhas e público" não serem prejudicados e terem confiança nos tribunais.

O comunicado do JSMP foi emitido na sequência de um julgamento de crime de abuso de poder e fraude fiscal, onde juízes, arguidos e testemunhas foram prejudicados devido a "obstáculos sérios" encontrados pelo intérprete.

O julgamento em questão incluiu um juiz, um procurador e um defensor público internacionais.

O Código de Processo Penal de Timor-Leste prevê no artigo 83º a nomeação de intérprete sempre que a uma pessoa que vá prestar declarações ou recebê-las não conheça ou não domine a língua oficial utilizada.

MSE // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.