Lisboa vai ter este mês uma biblioteca numa cabine telefónica

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 abr (Lusa) - Uma antiga cabine telefónica vai ser transformada numa mini-biblioteca, para promover a leitura e "estreitar os laços" entre os moradores do bairro lisboeta junto às avenidas de Roma e Guerra Junqueiro, foi hoje anunciado.

A biblioteca será inaugurada a 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, e a ideia partiu do Movimento de Comerciantes da Avenida Guerra Junqueiro, Praça de Londres e Avenida de Roma, em parceria com a Portugal Telecom (PT).

Carlos Moura-Carvalho, do movimento, explicou à agência Lusa que a pequena biblioteca terá entre 50 a 60 livros, doados por editoras, livrarias e por moradores do bairro.

No ano passado, surgiu um projeto semelhante - uma biblioteca numa cabine - em Barcelinhos, no norte do país, e há outras experiências do género concretizadas noutros países.

Nesta nova Cabine de Leitura, que terá também livros para crianças e jovens, cada pessoa que quiser levar um livro de empréstimo, terá de deixar outro em troca, juntamente com os seus contactos, comprometendo-se a devolvê-lo num prazo estipulado.

"Acreditamos no civismo, e que as pessoas irão respeitar as regras. Se, no final do primeiro dia, tiverem desaparecido os livros todos, teremos de os repor", afirmou o comerciante.

A localização ainda não foi decidida, mas a cabine-biblioteca deverá ficar perto da pastelaria Mexicana, na praça de Londres ou na aveninda Guerra Junqueiro.

"Ficará perto de alguma loja, para que haja um controlo de proximidade", disse.

Para Carlos Moura-Carvalho, esta é mais uma iniciativa para dinamizar o bairro, promover a leitura e aproximar os moradores.

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.