Bragança entre seis distritos em risco máximo de incêndio

Bragança entre seis distritos em risco máximo de incêndio
| Norte
Porto Canal com Lusa

Catorze concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado e elevado estão também vários outros concelhos dos 18 distritos de Portugal continental.

Pelo menos até quinta-feira vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em vários distritos, devido às temperaturas elevadas esperadas nos próximos dias.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo 13 distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira.

Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo até às 17:00 de segunda-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade na faixa costeira e no interior, havendo possibilidade de ocorrerem aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centro.

Quanto ao vento, deverá soprar fraco a moderado do quadrante oeste, sendo do quadrante leste até final da manhã e para o final do dia. Poderá soprar por vezes forte nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde, e é esperada alguma neblina ou nevoeiro em alguns locais da faixa costeira.

Está também prevista uma pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Sines e em Sagres) e os 24 (em Portalegre) e as máximas entre os 24 (em Sines) e os 38 (em Évora e em Santarém).

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.