Administração Obama não desiste da luta pelo controlo das armas - Joe Biden

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 19 jun (Lusa) -- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou na terça-feira que nem ele, nem o Presidente norte-americano, desistiram da luta para conseguir uma política de armas de fogo "racional".

A afirmação foi produzida dois meses depois de o Congresso ter rejeitado uma proposta de lei para reforçar o controlo de acesso às armas no país.

"O Presidente (Obama) e eu -- a nossa equipa -- não nos rendemos (...) Todos no país devem saber que a luta não terminou", afirmou Biden na Casa Branca.

O vice-presidente expôs os progressos realizados em vários regulamentos, de menor escala, graças às ordens executivas assinadas pelo Presidente Obama há quase seis meses, as quais incluem o reforço dos planos de gestão de emergências e a maior eficiência na documentação de registos.

A legislação foi chumbada no Senado com uma ampla maioria dos votos republicanos, a que se somaram os votos de quatro legisladores democratas.

Na semana passada, um grupo de familiares das vítimas do massacre de uma escola em Newtown, no Estado do Connecticut, ocorrido em dezembro de 2012, e no qual morreram 20 crianças e seis adultos, regressou ao Congresso para exigir aos legisladores que atuem e evitem que inocentes continuem a perder a vida por causa da violência das armas de fogo.

Desde a tragédia de Newtown, mais de 4.000 pessoas morreram devido a armas de fogo.

"Necessitamos que o Congresso atue. O povo norte-americano pede-o", concluiu Joe Biden.

FV // FV.

Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.