Portugal e Venezuela reforçam cooperação em infraestruturas e finanças

| Economia
Porto Canal / Agências

Caracas, 19 jun (Lusa) - A imprensa venezuelana destaca hoje a visita de Nicolás Maduro a Portugal, sublinhando que Lisboa e Caracas estão a fortalecer a cooperação bilateral em diversas áreas.

"A Venezuela e Portugal afiançam a cooperação em infraestrutura e finanças" diz o diário El Periodiquito, que destaca o encontro entre Nicolás Maduro e Cavaco Silva, sublinhando que esta é a primeira visita oficial desde que a 14 de abril último o líder venezuelano foi eleito Presidente do país.

O jornal destaca ainda a assinatura de acordos para manter e aprofundar a cooperação em matéria de habitação social, energia elétrica e finanças, assim como as intenções do Banco Internacional do Funchal e do Banco Espírito Santo em ampliar as operações na Venezuela.

O El Universal destaca que a Venezuela e Portugal chegaram a um acordo para construir a autoestrada que ligará a cidade de Caracas a La Guaira (norte) e precisa que foram assinados 14 novos convénios, entre eles a aquisição de 100 mil toneladas de alimentos congelados, pelo governo venezuelano.

"Maduro reuniu-se com o Presidente de Portugal para fortalecer laços bilaterais" diz o diário El Nacional que sublinha que a visita do chefe de Estado venezuelano a Lisboa faz parte da "estratégia de ambos países de aprofundarem as relações, uma vontade que já se observou no mês passado, em Caracas, na primeira sessão da Comissão Luso-venezuelana".

O mesmo jornal precisa que os novos acordos abrangem áreas como a naval, embalagem eletrónica e produção farmacêutica.

Por outro lado o portal digital noticias24.com avança que a governadora do Estado venezuelano de Falcón, Stella Lugo, assinou, ao abrigo da cooperação bilateral, um acordo com o governo da Ilha da Madeira para "a recolha de resíduos sólidos", precisando que o "Funchal é uma cidade que ganhou prémios ambientais em várias oportunidades".

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.