Parlamento Europeu defende redes transeuropeias de energia alinhadas com objetivos climáticos

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 10 jul 2020 (Lusa) -- As orientações da Comissão Europeia para as redes transeuropeias de energia (RTE-E) devem estar alinhadas com a nova política climática e os objetivos de descarbonização, defendeu hoje o Parlamento Europeu (PE).

Numa resolução hoje aprovada em plenário com 548 votos a favor, 100 contra e 40 abstenções, os eurodeputados recomendam que a proposta de revisão das orientações para as redes transeuropeias de energia, que o executivo comunitário deverá apresentar até ao final do ano, deve ter em conta as metas energéticas e climáticas da União Europeia para 2030, o compromisso a longo prazo relativo à descarbonização e o princípio do primado da eficiência energética.

O PE quer ainda que a Comissão proponha orientações transitórias sobre as despesas no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa e sobre a seleção de projetos para a quinta lista de projetos de interesse comum (PIC), para assegurar que as despesas e a seleção sejam compatíveis com os compromissos assumidos no quadro do Acordo de Paris.

Os parlamentares insistem que a UE necessita de infraestruturas energéticas modernas e de alto desempenho, que estejam preparadas para o futuro, que sejam eficientes em termos de custos e que possam garantir a segurança do abastecimento energético, incluindo uma diversificação das rotas, das fontes e dos fornecedores.

A energia tem um papel central na transição para uma economia com emissões nulas de gases com efeito de estufa até 2050 e as RTE-E dizem respeito aos setores da eletricidade e do gás natural, visando a criação de um mercado único da energia e a segurança dos aprovisionamentos.

IG // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.