Aprovado programa de emergência social de dois milhões de euros no Porto

Aprovado programa de emergência social de dois milhões de euros no Porto
| Norte
Porto Canal

A Assembleia Metropolitana do Porto (AMP) aprovou esta noite, cerca da 01:00, um programa de emergência social de dois milhões de euros para apoiar "agregados familiares carenciados" dos 16 municípios que a integram.

O programa contou com os votos favoráveis de 27 deputados do PS, PSD e CDS que ficaram até ao fim, e a abstenção dos quatros eleitos da CDU e do Bloco de Esquerda (BE).

Vários deputados do PS, do PSD e do CDS retiraram-se mais cedo, alegando alguns deles que tinham "compromissos", segundo disse o socialista José Manuel Ribeiro.

O programa de emergência social destina-se a "disponibilizar um apoio financeiro excecional e temporário" aos munícipes em situação grave, "nomeadamente, no âmbito da habitação, da carência alimentar, de cuidados de saúde e do apoio à educação das crianças e jovens" residentes na AMP.

Os dois milhões de euros deste programa vão ser distribuídos pelos municípios de acordo com três critérios: percentagem do valor da quota anual de cada um deles para a área metropolitana, percentagem do número de desempregados por concelho e percentagem da população beneficiária do rendimento social de inserção.

Vila Nova de Gaia é o município que vai receber a fatia maior, com 305 mil euros, ao passo que Vale de Cambra situa-se no polo oposto, com pouco mais de 46 mil euros.

O deputado bloquista Eduardo Pereira realçou "a reduzida expressão financeira do programa e o caráter limitado dos seus propósitos", observando, nomeadamente, que o montante destinado a Gaia "dá um euro por habitante".

"É melhor que nada? Será, mas é muito pouco", resumiu.

Eduardo Pereira disse ainda que "o programa não vai resgatar ninguém da pobreza", tendo, porém, admitido que "pode ser um contributo útil" para minimizar situações difíceis.

O socialista João Fonseca considerou que "o programa vai ficar-se pelos mesmos", ou seja, os que já encontram sob algum tipo de proteção social, deixando de fora os "novos necessitados".

"É melhor este programa do que nada. Estava à espera de um programa direcionado para o combate ao risco alimentar nas escolas da área metropolitana", referiu, por seu lado, o também socialista José Manuel Ribeiro.

O PSD contestou os reparos bloquistas, salientando que o programa deve-se à gestão rigorosa" que a Junta Metropolitana, liderada por Rui Rio, praticou durante o atual mandato e que "permitiu fazer isto".

"É sempre positivo que estas verbas tenham este destino", sintetizou a CDU através de Jorge Sarabando.

Foi ainda aprovada uma revisão ao orçamento deste ano da AMP, que servirá para atribuir as verbas do programa de emergência social e distribuir 300 mil euros pelos bombeiros da região, explicou o presidente executivo da Junta Metropolitana do Porto, Lino Ferreira.

A assembleia aprovou também, por unanimidade, a moção da CDU recomendando ao Governo a "abertura com maior urgência do Centro de Reabilitação do Norte", que fica em Valadares, Gaia, e custou cerca de 40 milhões de euros.

Esta reunião ordinária era para ser a última da Assembleia Metropolitana Porto neste mandato, mas vai ter de continuar de 01 a 05 de julho porque ficaram por aprovar alguns pontos da ordem de trabalhos, nomeadamente um sobre a situação do QREN.

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.