Valongo pede ao Governo "imediata proibição" de amianto no aterro em Sobrado

Valongo pede ao Governo "imediata proibição" de amianto no aterro em Sobrado
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Valongo solicitou hoje ao ministro do Ambiente a "imediata proibição de receção de amianto no aterro da Recivalongo", sob pena de "legitimar a deposição" daquele resíduo num local "na iminência de ser encerrado" pelo tribunal.

"Solicitamos que ordene a imediata proibição de receção de amianto no aterro da Recivalongo, em Sobrado, tendo em conta o histórico ilegal do amianto, tanto mais que, se o senhor ministro não o fizer, irá legitimar a continuidade da deposição do amianto num aterro que, nos próximos tempos, estará na iminência de ser encerrado por decisão dos tribunais", lê-se na carta enviada a João Pedro Matos Fernandes, a que a Lusa teve acesso.

Em 16 e 25 de junho, respetivamente, a Câmara de Valongo e a Associação ambientalista Jornada Principal anunciaram que iriam avançar para os tribunais para pedir o encerramento do aterro, em mais uma tentativa para acabar com a operação da Recivalongo que desde 2019 acusam de se tratar de um "crime ambiental".

Em carta assinada pelo presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro lembra o "ambicioso programa para remoção do amianto dos estabelecimentos de ensino (…) que garantirá a retirada do amianto em cerca de 500 escolas do país" para manifestar "a forte preocupação" sobre o destino desse "perigoso resíduo".

No documento, com quatro páginas, o autarca socialista de Valongo faz uma síntese do processo, citando, por exemplo, as ações inspetivas da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), do qual "resultaram três processos de contraordenação, um dos quais grave e outro muito grave, por incumprimento das medidas impostas pela entidade licenciadora".

O ministro do Ambiente afirmou, no sábado, que o relatório provisório da última inspeção (feita pela IGAMAOT em 19 de junho de 2020) ao aterro de Valongo "levanta algumas preocupações", mas remeteu novidades para hoje ou terça-feira.

"Foi-me entregue o relatório provisório na sexta-feira passada, que levanta algumas preocupações, são preocupações recorrentes, e segunda ou terça-feira vai haver novidades sobre o aterro de Valongo", referiu.

Na carta, José Manuel Ribeiro reitera que "a deposição de resíduos com amianto conjuntamente com resíduos orgânicos é uma prática que viola a legislação vigente" e que, apesar dos "danos ambientais e de saúde pública (…), nada foi feito para travar esta prática".

Citando a notícia da Lusa, de 29 de junho, em que em comunicado a Recivalongo se disponibilizou "para criar uma nova célula para depósito de amianto", o autarca insiste que a "deposição de amianto, por si só, constitui um risco para a saúde pública" e considera que o "Estado não pode ficar à mercê da vontade dos agentes privados cumprirem ou não a lei em função da sua conveniência mediática".

Na carta, José Manuel Ribeiro solicita ao ministro "uma cópia do referido relatório do IGAMAOT e considera ainda que a operação da Recivalongo "tem prejudicado a imagem do país na área do Ambiente".

Enfatizando que o aterro "foi mal licenciado, quer em termos urbanísticos, quer em matéria ambiental pelas autoridades competentes", o autarca diz que "impõe-se ao Estado, através do Ministério Ambiente, por várias razões, mas sobretudo por defesa do Ambiente e da Saúde Pública, impedir a continuidade desta operação".

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.