Covid-19: BEI apoia farmacêutica para desenvolvimento de vacina

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 06 jul 2020 (Lusa) -- O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai financiar a biofarmacêutica CureVac em 75 milhões de euros para desenvolver vacinas, incluindo contra o coronavírus responsável pela pandemia de covid-19, foi hoje divulgado.

Segundo um comunicado, o BEI vai emprestar 75 milhões de euros à biofarmacêutica CureVac para apoiar o desenvolvimento e produzir vacinas em larga escala, incluindo a candidata CVnCoV, que poderá prevenir infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela pandemia de covid-19.

O empréstimo do BEI apoiará as atividades da CureVac para completar a sua nova unidade de produção de ácido ribonucleico mensageiro (mARN) em Tubingen, na Alemanha, sendo a transação financiada ao abrigo do Mecanismo de Financiamento de Doenças Infecciosas do Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia (UE) para 2014-2020.

Além disso, o empréstimo apoiará os esforços da farmacêutica para expandir as suas capacidades de produção e acelerar a conclusão da sua quarta unidade de produção em Tubingen.

O financiamento do BEI será concedido em três parcelas de 25 milhões de euros após a conclusão de marcos predefinidos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 531 mil mortos e infetou mais de 11,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

IG // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.