Covid-19: Catalunha confina 200.000 pessoas devido ao aumento de casos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Barcelona, Espanha, 04 jul 2020 (Lusa) -- O presidente da região da Catalunha ordenou hoje o confinamento de cerca de 200.000 habitantes em redor da cidade de Mérida, no nordeste espanhol, devido à multiplicação dos casos de contágio do novo coronavírus.

"Decidimos confinar a zona de Segria [nos arredores de Lérida] com base nos dados que confirmam um crescimento muito importante do número de contágios de covid-19", afirmou Quim Torra, o independentista presidente da região catalã, indicando que o confinamento entrou em vigor às 12:00 locais (11:00 em Portugal).

Nesse sentido, ficam restringidas as entradas e saídas da zona afetada e estão proibidas concentrações com mais de 10 pessoas em espaços privados e públicos, entre outras medidas.

O presidente da Generalitat, que não avançou números específicos, tomou a decisão depois de terem sido detetados nove focos ativos de covid-19.

Segundo os dados mais recentes da situação epidemiológica em Espanha, divulgados na sexta-feira, as autoridades sanitárias espanholas dão conta, desde o início da crise pandémica, de que foram reportados 250.545 casos de infeção, que provocaram 28.385 mortes.

Os mesmos dados referem que, ao longo da última semana, a Catalunha registou um total de 834 novos casos, enquanto Madrid contabilizou 329.

Desde que o novo coronavírus foi detetado na China, em dezembro do ano passado, a pandemia da doença covid-19 já provocou mais de 522 mil mortos e infetou mais de 10,92 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço mais recente feito pela agência France Presse (AFP).

 

JSD (SCA) // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.