CCDR-N dá parecer desfavorável à localização do aterro da Resinorte na Trofa

CCDR-N dá parecer desfavorável à localização do aterro da Resinorte na Trofa
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) emitiu hoje um parecer desfavorável ao licenciamento do aterro da Resinorte previsto para a freguesia de Covelas, concelho da Trofa, anunciou o Ministério do Ambiente.

Na base da decisão da CCDR-N está a "localização prevista para a instalação do aterro" que, considerou, "não reúne as condições necessárias para a sua aprovação em matéria de ordenamento do território, já que a área em causa está, parcialmente, integrada na Reserva Ecológica Nacional do município da Trofa".

Neste enquadramento, prossegue a nota de imprensa, a instalação do referido aterro é "incompatível com os objetivos inerentes a esta restrição de utilidade pública, não merecendo também enquadramento no Plano Diretor Municipal, em vigor".

O comunicado acrescenta que a "decisão foi já comunicada à Resinorte, empresa que solicitou o pedido de licenciamento, e à Câmara Municipal da Trofa".

O aterro para Covelas foi anunciado pelo presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, a 19 de maio, tendo na altura explicado que aquele equipamento iria avançar em 2021 a troco de uma indemnização de dois milhões de euros para o município.

Na altura, em declarações à Lusa, o autarca adiantou que o novo aterro seria uma extensão do atual, em Santo Tirso, que se encontra desativado desde 2016, cenário que tanto o autarca de Santo Tirso como a Resinorte posteriormente não confirmaram.

Dez dias volvidas, e face à forte contestação da população de Covelas e também por não ter recolhido o apoio das concelhias do PSD e do CDS da Trofa, coligação que governa o município, o autarca, num documento também assinado pelos demais vereadores, anunciou o recuo na decisão.

No último sábado, o Ministro do Ambiente contrariou a versão de Sérgio Humberto, de que caberia ao ministério licenciar o novo equipamento, assegurando que essa era competência do município.

A Lusa tentou obter uma reação tanto da câmara como da Resinorte, mas até ao momento não foi possível.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.