Angola tem muito mais do que petróleo e diamantes -- João Lourenço

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Luanda, 03 jul 2020 (Lusa) -- O Presidente angolano, João Lourenço, afirmou hoje que Angola tem mais para oferecer do que petróleo, gás e diamantes, destacando que o país deve explorar todos os seus recursos.

João Lourenço, que falava hoje na inauguração do novo Instituto Geológico de Angola, em Luanda, destacou que esta é uma entidade "de extrema importância" para um país com os recursos geológicos e mineiros de Angola, podendo prestar serviços ao Estado e investidores privados.

O chefe do executivo angolano assinalou ainda que o IGEO tem tecnologia de ponta e quadros qualificados, na maioria jovens angolanos, servindo não apenas o setor das ciências geológicas e mineiras, mas também o setor dos petróleos, da agricultura e da construção civil e outros.

"Nós temos puxado pelo ministro dos Recursos Minerais e Petróleo no sentido de procurar explorar todos os recursos de que Angola dispõe. Até aqui os recursos mais explorados são o petróleo, o gás e o diamante, mas como acabámos de ver, nas amostras apresentadas, o país tem muito mais", sublinhou.

João Lourenço acrescentou ainda que o IGEO "vai ser útil aos investidores que precisam de informação geológica para poderem fazer os seus investimentos na área geológica e mineira e essa informação será colhida nesse instituto que tem capacidade para servir todo o tipo de cliente, quer seja o estado quer sejam investidores privados".

O IGEO, cuja primeira pedra foi lançada em dezembro de 2013, tem sede em Luanda na centralidade de Kilamba, e dois centros regionais, em Lubango (província da Huíla) e Saurimo (província da Lunda-Sul).

O laboratório de Luanda tem a função mais completa, com foco na microanálise. O de Lubango, além das análises genéricas possui capacidade de preparação e análise de rochas ornamentais e minerais industriais, enquanto o de Saurimo realiza análises geocientíficas.

Os laboratórios foram construídos e apetrechados pela chinesa CITIC Construction.

RCR // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.