Câmara de Viseu assume responsabilidade do edifício de antigo Governo Civil

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 10 abr (Lusa) -- A Câmara de Viseu vai ficar responsável pelo edifício do antigo Governo Civil, onde serão instalados alguns serviços municipais, anunciou hoje o seu presidente, Almeida Henriques.

"Aprovámos hoje um contrato de comodato que iremos assinar com o ministro da Administração Interna. O edifício, a partir do final do mês, passará a ter a bandeira do município", disse o autarca no final da reunião do executivo.

Almeida Henriques adiantou que, para já, a autarquia ficará com o primeiro piso do edifício situado na Avenida Alberto Sampaio, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras com o rés-do-chão e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) manter-se-á no segundo piso.

No primeiro piso, o salão nobre continuará disponível para eventos, será disponibilizada uma sala aos deputados para receberem pessoas e o restante espaço será ocupado por serviços da Câmara.

"Iremos mudar para lá alguns serviços do município. Tem muito a ver com algumas alterações orgânicas que queremos fazer no segundo semestre deste ano", referiu.

Segundo Almeida Henriques, desta forma será possível "desanuviar um pouco" o edifício principal da Câmara, situado a poucos metros da Avenida Alberto Sampaio e que "tem gente a mais, o que por vezes prejudica as condições de trabalho e a acessibilidade dos cidadãos".

Apesar de, para já, o CDOS continuar no segundo piso do edifício, a intenção do autarca é que futuramente todos os meios da proteção civil fiquem concentrados no aeródromo municipal, o que está a ser negociado.

"Tem toda a lógica concentrarmos no mesmo espaço físico os meios aéreos, os terrestres e de outro tipo. É um trabalho que estamos a fazer com quem de direito", referiu.

Em cima da mesa mantém-se a intenção, já antiga, de instalar no aeródromo um comando nacional alternativo de operações de socorro, até porque "há um protocolo celebrado entre o Estado português e o município de Viseu" nesse sentido.

"O que estava previsto era a construção de um edifício novo no aeródromo. Estamos a revisitar o 'dossier' para criar condições que sejam melhores para todos", acrescentou.

Na reunião de hoje, Almeida Henriques anunciou também a aprovação do acordo negociado com a organização da Volta a Portugal em Bicicleta, que prevê um patrocínio do município de cerca de 325 mil euros (acrescido de IVA) e a sua passagem no concelho nas edições de 2014 e 2015.

"Este é um evento de grande impacto nacional e de grande cobertura mediática que ajuda a promover Viseu como destino turístico e de investimento. É um investimento racional, positivo e com grande retorno", considerou.

AMF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados