Bloco de Esquerda critica estado de dois espaços verdes no município da Feira

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 10 abr (Lusa) - O Bloco de Esquerda criticou hoje o "massacre ambiental" verificado no parque do Engenho Novo, em Paços de Brandão, Santa Maria da Feira, e alertou para o "estado calamitoso" do parque da Azenha, em Arrifana, no mesmo concelho.

Em comunicado, a coordenação local do partido alerta para a situação atual que se vive na Quinta do Engenho Novo "após o 'massacre ambiental' promovido pelo Executivo laranja" - que, por sua vez, afirma que "nada disso é verdade".

O BE declara que, "para além de ter destruído a flora, o trabalho realizado com maquinaria pesada provocou uma compactação do solo e, dado o número exacerbado de árvores que foram abatidas, algumas delas centenárias, as terras encontram-se remexidas e, por isso, soltas". Essas alterações vêm provocando "uma erosão precoce do solo e o seu arrastamento em dias de chuva".

Outras consequências negativas são a diminuição da humidade atmosférica, a destruição de habitats que deixa em risco várias espécies e o aumento dos níveis de dióxido de carbono na zona.

"É curioso que, numa altura em que todos tentam aproveitar ao máximo os recursos naturais e espaços verdes de que dispõem, o presidente da Junta de Paços de Brandão faça o contrário - destrói um património incalculável que é de todos nós", defende o BE.

Contactado pela Lusa, o autarca em questão diz que "nada disso é verdade". Embora reconheça que foram abatidas árvores no Engenho Novo, afirma que "eram só acácias, austrálias e eucaliptos".

A justificação de Firmino Costa é que "aquilo, no fundo, nem era um parque - era mais uma tapada". Daí que "foi preciso abater as árvores para se fazer uma nova plantação e criar ali um parque".

Assegurando que já foram plantadas na zona novas espécies "de grande porte, pelo que dentro de três ou quatro anos aquilo já vai ficar composto", o autarca revela: "Já se está a preparar o terreno para a sementeira da relva".

Quanto ao parque de lazer da Azenha, em Arrifana, o BE também defende que "o estado calamitoso em que esse se encontra é espelho da gestão laranja que se tem repetido ao longo dos anos na freguesia" - que está sem Executivo e vai a eleições intercalares a 25 de maio.

As razões para crítica são estas: "a sinalética a indicar a existência do parque é nula, bem como a limpeza do espaço; o parque infantil não cumpre sequer com as regras básicas de segurança e higiene; os caixotes de lixo não são despejados e a vegetação cresce desenfreadamente".

Realçando que "tudo isto demonstra a inércia que levou a Junta de Freguesia ao descalabro financeiro", o BE diz que "não se fez planeamento, não se assegurou a manutenção dos equipamentos, nem sequer se procurou, em conjunto com a sociedade civil, mecanismos para potenciar e dinamizar as riquezas naturais da freguesia".

A Lusa procurou ouvir Delfim Silva - que venceu as últimas eleições, mas acabou por não formar Executivo e agora integra a comissão administrativa que gere a Junta -, mas o autarca não esteve contactável.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.