Almaraz: Assembleia de Idanha-a-Nova pede encerramento da central nuclear espanhola

| Política
Porto Canal com Lusa

Idanha-a-Nova, Castelo Branco, 01 jul 2020 (Lusa) - A Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova aprovou, por unanimidade, uma moção contra o funcionamento da central nuclear espanhola de Almaraz, na sequência de dois novos incidentes ocorridos no espaço de cinco dias, foi hoje anunciado.

A moção insta o Governo português a informar-se junto do Governo espanhol sobre a extensão da avaria na central nuclear de Almaraz e a sua perigosidade para as populações.

Pede ainda que seja solicitada informação sobre a data prevista para o seu encerramento, sobre o plano de contingência existente no caso de acidente e informação sobre o controlo e monitorização das águas do rio Tejo.

O documento representa mais uma tomada de posição da Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova no sentido do encerramento da central nuclear de Almaraz.

A moção, que vai ser agora entregue ao Ministério do Ambiente e Transição Energética, realça "as preocupações já antes manifestadas perante o adiamento sucessivo do encerramento da central, a perigosidade do funcionamento de uma central já antiga e com constantes prorrogações do prazo de funcionamento, e a proximidade geográfica do concelho de Idanha-a-Nova face à mesma".

A central de Almaraz está situada junto ao rio Tejo e faz fronteira com os distritos portugueses de Castelo Branco e Portalegre, sendo Vila Velha de Ródão a primeira povoação portuguesa banhada pelo Tejo depois de o rio entrar em Portugal.

Em operação desde 1981 (operação comercial desde 1983), a central está implantada numa zona de risco sísmico e apenas a 110 quilómetros em linha reta da fronteira portuguesa.

Os proprietários da central de Almaraz são a Iberdrola (53%), a Endesa (36%) e a Naturgy (11%).

CCC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.