Vila Pouca de Aguiar cria incentivos para comércio e recuperação de casas rurais

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Pouca de Aguiar, 10 abr (Lusa) -- A Câmara de Vila Pouca de Aguiar aprovou hoje um programa de incentivos para o meio rural e comércio, que passa por isenções no pagamento de taxas para recuperação de casas nas aldeias e de esplanadas.

Estas medidas estão incluídas no Regulamento de Liquidação e Cobrança de Taxas Municipais, que foi aprovado por unanimidade em reunião de câmara.

"As medidas agora tomadas visam inverter o ciclo negativo no tecido socioeconómico com incentivos, por um lado, para minorar o despovoamento nos núcleos rurais e, por outro, criar dinâmicas que assegurem a vitalidade dos núcleos urbanos", afirmou hoje o presidente da autarquia, Alberto Machado.

Para incentivar a recuperação do património arquitetónico das aldeias, o município vai isentar das taxas urbanísticas a reconstrução e ampliação de habitações.

Os proprietários terão apenas que obter o seu licenciamento sem custos na autarquia.

Ainda relativamente ao mundo rural, e com o intuito de dinamizar a atividade agrícola, o município informou que as estufas deixam de ser classificadas como edificações passando, desta forma, a deter uma taxa meramente simbólica.

Com vista à revitalização do espaço urbano, os comerciantes passam a estar isentos de pagamento de esplanadas cuja área de ocupação seja igual ou inferior a 20 metros quadrados, bastando comunicar a sua colocação no espaço público à autarquia.

A dinamização de áreas comerciais levou ainda o município a "eliminar as taxas de natureza comercial, no que diz respeito aos reclames publicitários que não ocupem a via pública".

Por fim, os proprietários que tenham a obrigação de implementar rampas de acesso aos estabelecimentos, e que necessitem de ocupar o espaço público, podem contar com uma redução "bastante significativa" no licenciamento.

O preço passa de 30 euros para um euro por metro quadrado.

Alberto Machado destacou esta medida, salientando a "importância de facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida aos estabelecimentos comerciais".

O Regulamento de Liquidação e Cobrança de Taxas Municipais, onde se incluem ainda taxas que decorrem de imposição legal da administração central, vai ser submetido a 30 de abril à aprovação em Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.