Câmara de Aveiro entrega Proteção Civil aos bombeiros e extingue serviço

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 10 abr (Lusa) - A Câmara de Aveiro assinou hoje um protocolo com as duas corporações de bombeiros da cidade, que passam a assumir a componente operacional da Proteção Civil municipal, que vai ser desmantelada.

"A grande mudança com estes protocolos é a gestão da Proteção Civil. Acabamos a 01 de maio com os serviços operacionais dentro da própria câmara, em que fazíamos de conta e tínhamos quase uma corporação interna, cara e de baixa produtividade", explicou o presidente da Câmara, Ribau Esteves.

Os funcionários que até aqui estavam adstritos a essas funções regressam à sua divisão municipal de origem e na reestruturação da Câmara a Proteção Civil fica limitada a um gabinete de planeamento.

"Passa a ser a Câmara no seu todo que mobiliza os seus recursos em caso de necessidade e quando ocorrerem situações excecionais os mecanismos serão acionados", disse o autarca, ao discursar na cerimónia de assinatura dos protocolos, pelos quais a Câmara assume um compromisso financeiro, com calendário de pagamentos definido, de 150 mil euros com os Bombeiros Velhos e de 170 mil euros com os Bombeiros Novos, diferença que é explicada por estes últimos terem a secção de São Jacinto.

Vitor Silva, presidente dos Bombeiros Velhos, disse que a decisão de extinguir a parte operacional da Proteção Civil Municipal vem ao encontro da crítica que os próprios bombeiros faziam ao modelo e salientou que o apoio financeiro da autarquia é essencial para manter os bombeiros de Aveiro com um nível reconhecido.

O presidente dos Bombeiros Novos, Albuquerque Pinto, considerou os valores protocolados insuficientes, para uma corporação que anualmente tem de gerir cerca de um milhão de euros e que recentemente se tem visto a braços com acidentes, mas destacou que "é a primeira vez que os bombeiros são ouvidos e achados quanto ao seu futuro".

Segundo Albuquerque Pinto, as duas corporações juntas têm uma capacidade operacional superior aos Sapadores do Porto, pelo que é suficiente para assumir as novas responsabilidades e garantir a segurança dos cidadãos na área da Proteção Civil.

Além do desmantelamento dos serviços operacionais de Proteção Civil, o executivo municipal liderado por Ribau Esteves decidiu ontem extinguir, com efeitos a partir de 01 de maio, também os Serviços Municipalizados de Aveiro, criados há 90 anos, e esvaziados de competências depois de ter ficado sem os setores da energia elétrica, água e transportes coletivos.

"Manter uma estrutura de 23 funcionários já não faz sentido, apenas para acompanhar a atividade da SUMA e ERSUC (empresas de resíduos urbanos), pelo que os operacionais serão distribuídos pela Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos e os administrativos pelos vários departamentos da Câmara", explicou Ribau Esteves.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.