Covid-19: Catarina Martins anuncia acordo para pagar baixas médicas a 100%

| Política
Porto Canal com Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou hoje que o subsídio de doença às pessoas infetadas com covid-19 vai ser pago a 100 por cento, na sequência de um acordo com o governo em sede de orçamento suplementar.

"Há uma notícia que julgo que é importante: o acordo para garantir que a baixa médica, o subsídio de doença das pessoas com covid, seja pago a 100 por cento", referiu Catarina Martins, em Viana do Castelo.

A dirigente bloquista lembrou que, atualmente, o isolamento profilático, quando as pessoas estão a aguardar a confirmação se estão doentes ou não, é pago a 100 por cento, mas a baixa médica não o é.

"A partir de agora, vamos então garantir que essa baixa médica é paga a 100 por cento, esse subsídio de doença, que é verdadeiramente essencial para que as pessoas possam mesmo ficar em casa", acrescentou.

Catarina Martins falava junto ao Hospital de Viana do Castelo, durante um protesto dos técnicos de radiologia do Serviço de Imagiologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) contra a não internalização naquela instituição.

Em situação de `outsourcing´, aqueles profissionais queixam-se de trabalhar em regime precário desde 2004 e de estarem a receber "muito menos" do que outros colegas do quadro da ULSAM que fazem "exatamente o mesmo" que eles.

Segundo adiantaram, as diferenças salariais podem ir até aos 500 euros.

"Esta é uma situação perfeitamente inaceitável", referiu a líder do Bloco de Esquerda, defendendo que aqueles "devem ser trabalhadores do hospital",

Catarina Martins sublinhou que o Orçamento do Estado deste ano "prevê expressamente" que se continue o processo de regularização de vínculos precários.

Disse ainda que a situação "assume contornos ainda mais graves" porque em causa estão profissionais de saúde "que estão na primeira linha" de resposta à covid-19, já que são eles que fazem os exames aos doentes.

"Estão aqui a ganhar pouco mais que o salário mínimo nacional e sem sequer terem um vínculo", criticou.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.