Jovens emigrantes portugueses em França poupam pouco - Estudo

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 18 jun (Lusa) -- Os jovens portugueses qualificados que emigraram para França "poupam pouco" e o dinheiro que têm é para manter estilo de vida, constituir família e consumir cultura, indica um estudo sobre perfis de emigração divulgado hoje.

Uma das conclusões preliminares do estudo é que os jovens portugueses, com frequência universitária e que trabalham em profissões como enfermagem, fisioterapia e área financeira, "poupam pouco", adiantou à Lusa o coordenador da investigação, João Teixeira Lopes.

Segundo o sociólogo, com esta conclusão preliminar sobre o perfil do jovem emigrante português em França fica-se a saber que Portugal não vai poder contar com as remessas de antigamente que provinham da emigração em França.

"Poupam pouco e o que têm é para manter o estilo de vida, consumir cultura e constituir família", observou.

O estudo foi lançado há um ano pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas.

Com este estudo, o Governo pretende perceber melhor os novos perfis de emigração portuguesa, tendo assinado protocolos para investigação e posterior divulgação com várias instituições de ensino superior.

Os resultados finais obtidos, que estarão publicáveis em setembro próximo, poderão dar novas pistas sobre o tipo de apoio consular que é necessário, bem como o tipo de acompanhamento social ou jurídico ou políticas de língua e cultura.

CCM // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.