Relações entre Angola e Portugal cada vez mais sólidas e a subir de nível - Jornal de Angola

| Política
Porto Canal / Agências

Luanda, 10 abr (Lusa) - As relações entre Angola e Portugal nunca foram tão sólidas e os laços institucionais tendem a subir de nível, escreve hoje em editorial o Jornal de Angola.

Sob o título "Angola e Portugal Juntos", o editorial do diário estatal angolano destaca ser "normal" que as relações entre os dois países passem também por "situações menos boas", mas sendo mais importante "a capacidade de se ultrapassar os percalços e evoluir-se positivamente para os pontos que os unem".

O texto sobre as relações luso-angolanas surge um dia depois de a ministra da Justiça portuguesa, Paula Teixeira da Cruz, ter realizado uma visita de trabalho de três dias a Angola.

O texto enaltece o papel exemplar exercido pelos atores políticos na "boa gestão dos acidentes de percurso", procurando institucionalmente fortalecer os laços bilaterais a cada dia que passa.

"Para muitos, não era expectável que instituições dos dois países, independentes e soberanos, com uma profundidade de conhecimento e interesse mútuos, pudessem arriscar tanto os laços bilaterais por causa de questões ligadas ao vazamento para a imprensa de documentos e informações de foro judicial", lê-se no editorial.

E a responsabilidade pelos "sérios problemas" causados à relação bilateral é atribuída aos órgãos de imprensa lusos, "com alguma conivência ou incúria dos órgãos judiciais", por promoverem a violação sistemática do segredo de justiça em Portugal.

"Embora os laços e a cooperação económica nunca estivessem em causa, na verdade, os inícios de mal-estar fomentados pela imprensa portuguesa deveram-se, em grande medida, a algum saudosismo de alguns setores políticos que se incompatibilizam com o estado atual das relações bilaterais", é sublinhado.

No texto lembra-se que "os tempos não aconselham táticas e procedimentos irresponsáveis que acabam por minar relações entre Estados, numa altura em que as relações políticas são excelentes, em que cresce o volume de negócios e as trocas comerciais".

O editorial apela para que essa fase menos boa nas relações entre os dois países sirva para "uma melhor aprendizagem" e a "encarar o futuro com mais seriedade e responsabilidade".

"As relações bilaterais nunca foram tão sólidas como as que testemunhamos atualmente, numa altura em que os laços ao nível institucional tendem a subir de nível", finaliza.

NME // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.