Autarca de Vimioso diz que não desiste da uma nova ligação à A4

| Norte
Porto Canal / Agências

Vimioso, 10 abr (Lusa) - O presidente da Câmara de Vimioso (PSD) garantiu hoje que não desistirá da ligação da sede do seu concelho à A4, afirmando que nunca houve a vontade política necessária para concretizar uma via que declara prioritária para região.

"Vou continuar a lutar arduamente por essa ligação. Temos feito essa pressão política. Já que houve tempos que a pretensão da ligação por parte das populações do concelho chegou a ser incómoda para o Governo socialista", disse Jorge Fidalgo.

Segundo os estudos já efetuados, a ligação em causa não deverá ultrapassar os 12 quilómetros de extensão e permitirá ligar Vimioso à A4 e a Bragança.

Há cerca de uma década, a prioridade era a estrada que passaria em Pinelo, e fazia a ligação de Vimioso à autoestrada, mas restrições ambientais ditaram o abandono do projeto.

A restrição mais publicitada com que se deparou o projeto foi a presença de uma colónia de ratos de Cabrera, uma espécie protegida pela União Europeia.

Recentemente, a Assembleia Distrital de Bragança (AMB) aprovou por unanimidade uma moção sublinhando que as ligações prioritárias no distrito de Bragança são a de Vimioso a A4 e também a de Vinhais à A4.

"Neste momento, em termos políticos, já é consensual que não deverá ser feito mais um quilómetro de estrada no nosso distrito enquanto estas ligações não estiverem concretizadas", afiançou o autarca social-democrata.

"Ultrapassada esta fase, estamos abertos a outras soluções. Queremos que os concelhos de Vimioso, Miranda do Douro, Mogadouro e Freixo de Espada a Cinta possam evitar o martírio que é percorrer a estrada Vimioso/Carcão, que cada vez está mais perigosa e onde não de pode andar a mais de 60 quilómetros/hora", frisou.

Esta estrada é " muito frequentada" por veículos de socorro tais como ambulâncias ou a Viatura Medica de Emergência e Reanimação (VMER).

"Se as obras da nova ligação não forem inscritas no próximo Quadro Comunitário de Apoio, poderá ser uma guerra perdida. Estamos a fazer esse trabalho, não só ao nível da ADB bem como da Comunidade Intermunicipal (CIM) de Terras de Trás-os-Montes", enfatizou o autarca de Vimioso.

Na CIM de Terras de Trás-os-Montes, os nove concelhos que a integram, também aprovaram por "unanimidade" um texto considerando estas ligações "prioritárias", havendo assim "consenso" que permite avançar com estes projetos.

Jorge Fidalgo aponta igualmente algumas soluções para o futuro traçado, sendo que uma poderá passar por Pinelo e Argozelo, que sempre foi tida como a mais rápida.

Uma segunda solução seria uma nova travessia entre Vimioso e Carção, que chegou ser apresenta à tutela.

A terceira solução e fazer uma intervenção profunda na atual ligação (EN-218), com corte de curvas, viadutos e uma nova ponte.

FYP // JGJ

Lusa /fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.