Covid-19: Volume de negócios no comércio a retalho em Portugal cai 13,1% em maio

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 29 jun 2020 (Lusa) -- O volume de negócios no comércio a retalho caiu 13,1% em maio, em termos homólogos, recuperando 9,1 pontos percentuais (p.p.) quando comparado com abril, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em abril, a queda do volume de negócios no comércio a retalho tinha sido de 22,2%, face a igual mês do ano anterior, refere o INE.

A evolução do índice no mês de maio resultou de um aumento de 1,3% nos produtos alimentares - depois de uma diminuição de 4,8% no mês anterior - e de uma queda de 24,4% no volume de negócios dos produtos não alimentares (-35,5% em abril).

Em maio, os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas apresentaram quedas homólogas de 3,1%, 7,1% e 22,2%, respetivamente, contra descidas de 2,1%, 5,2% e 30,8% em abril, pela mesma ordem.

JS // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.