Síria: António Guterres alerta para risco de alastramento do conflito

| Mundo
Porto Canal / Agências

Genebra, 18 jun (Lusa) - O alto comissário das Nações Unidas para os refugiados, António Guterres, alertou hoje para o perigo de a guerra civil síria alastrar ao resto da região e pediu ajuda urgente para os países vizinhos que acolhem refugiados.

"Cada vez há um risco maior de o conflito na Síria se alargar a outros países vizinhos. A comunidade internacional deveria superar as suas divisões e trabalhar unida para parar a luta, se queremos evitar que as chamas da guerra se espalhem pelo Médio Oriente", afirmou Guterres em Beirute.

O ex-primeiro-ministro português está no Líbano para uma visita oficial, recordando a urgente necessidade de fundos para poder ajudar os refugiados sírios e os países que os recebem.

Para o Líbano, são precisos 1,2 mil milhões de euros, defendeu Guterres num encontro com o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati.

Esta quantia inclui 335 milhões de euros para ajudar o governo libanês a satisfazer as necessidades dos refugiados, uma vez que naquele país não há campos de refugiados e os deslocados pela guerra são alojados em casas de amigos, conhecidos, familiares e em edifícios públicos.

"Não há cidade ou aldeia no Líbano que não acolha refugiados sírios. O Líbano é um pequeno país com um grande coração", afirmou.

APN // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.