Venda de carruagens à Argentina na origem de buscas na CP

Venda de carruagens à Argentina na origem de buscas na CP
| País
Porto Canal

A venda de carruagens usadas à Argentina foi o motivo que desencadeou a investigação que levou hoje a Polícia Judiciária a fazer buscas na CP -- Comboios de Portugal, disse à Lusa fonte policial.

Fonte oficial da CP, por seu lado, confirmou à Lusa que empresa foi hoje alvo de buscas pela Polícia Judiciária, não adiantando o motivo das mesmas.

Segundo fonte policial, estão em causa indícios de corrupção ligados a um negócio feito pela CP há uns anos, de venda de carruagens usadas para a Argentina.

A mesma fonte adiantou que na Argentina decorre uma investigação paralela sobre o mesmo assunto.

Em 2005, a CP vendeu 2.135 toneladas de "material circulante" (carruagens e locomotivas) destinado aos caminhos-de-ferro da Argentina.

O negócio destas carruagens e locomotivas, fechado por 6,9 milhões de euros, foi celebrado pela CP e pela Secretaria de Estado portuguesa dos Transportes com o departamento governamental homólogo da Argentina.

Na altura, a Secretária de Estado dos Transportes era a socialista Ana Paula Vitorino.

Este contrato foi celebrado durante uma visita a Portugal, em 31 de maio de 2005, do secretário de Estado argentino dos Transportes, Ricardo Jaime, no contexto das relações económicas entre os dois países.

Trata-se de material circulante que a CP tinha desativado em 2003, em consequência da progressiva eletrificação e modernização das ferrovias portuguesas, e que foi revisto pela Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, do grupo CP.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.