Covid-19: Costa revê-se "totalmente na síntese" de Marcelo sobre reunião do Infarmed

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 jun 2020 (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, garantiu hoje que se revê totalmente na síntese "absolutamente correta" feita na quarta-feira pelo Presidente da República sobre a reunião com os especialistas no Infarmed.

Na conferência de imprensa realizada hoje após o Conselho de Ministros que tomou um conjunto de medidas para a continuidade do desconfinamento devido à covid-19, António Costa foi questionado pelos jornalistas sobre as visões contraditórias apresentadas no final da reunião com especialistas de quarta-feira e sobre o PSD, no final desse encontro, ter falado de uma "segunda onda" da pandemia a atingir Área Metropolitana de Lisboa.

"As sessões do Infarmed têm sido amplamente participadas e a síntese tem sido feita sempre pelo senhor Presidente da República. E eu nenhum reparo tenho a fazer à síntese feita pelo senhor Presidente da República que foi absolutamente correta e revejo-me totalmente na síntese que fez", salientou.

Sobre a possibilidade de uma "segunda onda", o primeiro-ministro começou por referir que "nas últimas semanas tem-se verificado um aumento do número de novos casos que têm vindo a ser reportados".

"Se isso constitui uma nova onda ou simplesmente uma variação que vai ter uma diminuição rápida, enfim, os próximos dias o dirão, é uma questão de aguardar para ver qual é a dinâmica que temos", afirmou.

Designadamente quanto à explicação da especificidade da situação em Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com António Costa, "efetivamente, até agora, não se obteve uma resposta concludente" por partes dos especialistas.

Sobre as reuniões no Infarmed, o chefe do executivo socialista explicou que estas "não são propriamente para tirar conclusões", mas sim para ouvir um "painel variado de especialistas" que "fornece a melhor opinião que tem sobre um conjunto de matérias" e onde, "muitas vezes, nem entre eles, há coincidência de pontos de vista".

"O que aliás é natural e nós temos que ter alguma atenção para com os cientistas, não podendo pedir aos cientistas que nos respondam o que eles ainda não estão em condições de saber. Este vírus é muito recente", lembrou.

Um vez que o "desconhecimento sobre o vírus é ainda grande", de acordo com António Costa "há uma espécie de investigação em tempo real em laboratório aberto em que nós todos estamos a participar e onde os cientistas vão obtendo conhecimento".

"Há opiniões divergentes, há opiniões contraditórias, há opiniões que evoluem", sintetizou.

O PSD citou na quarta-feira técnicos de epidemiologista da Direção Geral da Saúde (DGS) para advertir que há "uma segunda onda" da covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa, com aumento dos internamentos e dos doentes em cuidados intensivos.

No final da mesma reunião, o Presidente da República afastou um cenário de descontrolo da propagação da covid-19 em Portugal, afirmando que os números não mostram isso, e fez um apelo a que se use mais máscara no espaço público.

JF (PMF/IEL) // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".