PS acusa Câmara de Viseu de ter falhado entrega de 500 'tablets' a alunos

| Política
Porto Canal com Lusa

Viseu, 25 jun 2020 (Lusa) -- Os vereadores do PS na Câmara de Viseu acusaram hoje a autarquia de ter falhado com a promessa de entrega de 'tablets' às crianças para o apoio escolar à distância, no âmbito do confinamento provocado pela covid-19.

Na resposta, o presidente da Câmara assumiu que não entregou os 500 'tablets' prometidos aos estudantes do concelho, mas assegurou que "todas as crianças tiveram apoio" nas aulas e trabalhos escolares durante o confinamento.

Almeida Henriques repetiu aos jornalistas aquilo que disse ter "explicado minuciosamente à oposição" e considerou que, "se calhar, ainda bem que não chegaram" estes equipamentos informáticos, "pela forma como foi estruturado o apoio" no terreno.

"Nenhum dos nossos meninos deixou de estar apoiado e é bom referir que grande parte dos nossos meninos vive em territórios onde, por um lado, não têm cobertura [de internet] e onde têm pais que não têm literacia digital, o que significa que não são meninos que possam ser apoiados no seu ensino", argumentou.

O autarca explicou que os agrupamentos de escola, a autarquia, instituições e juntas de freguesia "trabalharam intensamente para chegar a esses meninos".

"Os professores fizeram quilómetros nos seus carros para levarem, até sistematicamente, fichas aos meninos e até foram junto deles tirar algumas dúvidas", destacou o autarca, que fez questão de "enaltecer este comportamento no decorrer de uma crise pandémica".

Ainda assim, explicou que o equipamento não chegou, "porque houve um défice de capacidade de entrega no mercado, porque esgotou, e o próprio fornecedor que ganhou o concurso não teve condições para o entregar no prazo devido".

IYN //

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.