Quatro distritos junto para a internacionalização com a marca "Terras Altas"

| País
Porto Canal / Agências

Bragança, 09 abr (Lusa) -- Quatro distritos do interior de Portugal juntaram-se num projeto comum para lançar as bases para a conquista de mercados internacionais com a marca-chapéu "Terras Altas".

O projeto para a internacionalização das empresas de Bragança, Vila Real, Castelo Branco e Guarda foi apresentado hoje em Bragança e resulta de uma parceria das associações empresariais destes distritos.

O objetivo é desenvolver, até 2015, "uma estratégia conjunta para a internacionalização das empresas destas quatro regiões, projetando e ajudando a identificar oportunidades de negócio e contribuindo para a construção de uma maior notoriedade internacional para a Região Interior do Norte e Centro de Portugal - as Terras Altas", segundo os promotores.

Eduardo Malhão, presidente do Nerba, a associação empresarial do Distrito de Bragança, espera que este projeto permita "desenvolver uma estratégia capaz de valorizar estas regiões e criar uma ferramenta que capacite as empresas ao nível da internacionalização".

De acordo com o representante dos empresários, na região de Bragança apenas "uma pequena minoria, cinco a seis por centos das empresas exportam os seus produtos" e a base do tecido empresarial regional assenta essencialmente em empresas familiares.

Eduardo Malhão espera que este "não seja um mero projeto e que se crie valor acrescentado para a economia e empresas da região".

Para o consultor Luís Ferreira, "o mais difícil será conseguir convencer os empresários a fazerem um esforço de internacionalização em conjunto", o que implica "unir produtos, criar estratégias comuns".

Os promotores selecionaram já três potenciais mercados para avançar: Luxemburgo, Moçambique e Canada.

Este projeto de internacionalização está focado essencialmente nos pequenos negócios regionais que se propõe projetar além-fronteiras com a marca chapéu "Terras Altas" pró-forma "a dar outra dimensão a esses pequenos negócios".

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".