CIP defende programa cautelar após saída da 'troika'

CIP defende programa cautelar após saída da 'troika'
| Política
Porto Canal

A CIP - Confederação Empresarial de Portugal defendeu hoje que o país deverá recorrer a um programa cautelar após a saída da 'troika', em maio, e que devem ser tomadas precauções para regressar aos mercados.

"A CIP considera que deve haver um conjunto de cautelas para regressar aos mercados e, por isso, vê com bons olhos o recurso a um programa cautelar e demos disso conta ao primeiro-ministro", afirmou o presidente da CIP, António Saraiva, aos jornalistas após um encontro com Passos Coelho, em São Bento.

António Saraiva defendeu ainda que no período pós 'troika' é necessário haver crescimento económico e criar condições para tal, o que implica "fazer reformas estruturais que ainda não foram feitas".

Para a CIP é importante promover condições para o investimento, nomeadamente, facilitar o acesso ao financiamento e à internacionalização das empresas.

"A competitividade tem de ter um ambiente mais favorável", disse o líder da CIP, referindo-se à necessidade de melhorar a justiça e a política fiscal e de reduzir a burocracia.

Apesar de o aumento do salário mínimo nacional não ter sido abordado no encontro, António Saraiva manifestou, perante os jornalistas, a disponibilidade da CIP para discutir o aumento desta remuneração para os 500 euros, desde que seja acautelada a competitividade externa das empresas.

"O salário mínimo nacional deve ser definido no âmbito de um acordo para três ou quatro anos e deve ter em conta critérios objetivos", disse o representante patronal, defendendo que este aumento deve depender, nomeadamente, da produtividade.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.