PSD e CDS de Estarreja exigem demissão da administrador hospitalar

PSD e CDS de Estarreja exigem demissão da administrador hospitalar
| Política
Porto Canal

O PSD e o CDS de Estarreja exigiram hoje, numa conferência de imprensa conjunta, a demissão do presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV).

Tal como o presidente da Câmara de Águeda, o socialista Gil Nadais, agora é a vez dos autarcas e candidatos a autarcas da coligação PSD/CDS de Estarreja reclamarem a demissão de José Abrantes Afonso.

As estruturas de Estarreja do PSD e do CDS questionam o desempenho de José Abrantes Afonso, que encerrou as contas de 2012 "com 12 milhões de prejuízo e 43 milhões de capitais próprios negativos. Acusam-no, sobretudo, de ter uma postura "arrogante" e de "sobranceria", ao determinar o fecho da Cirurgia de Ambulatório no Hospital Visconde de Salreu, em Estarreja.

A medida já figurava na proposta de Plano Estratégico do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, apresentada aos autarcas por José Abrantes Afonso, mas o PSD e o CDS de Estarreja consideram que o documento "ainda não foi discutido com os parceiros sociais" e sublinham que o contributo dado pelas autarquias está a ser ignorado.

Segundo Diamantino Sabina, autarca e candidato à Câmara de Estarreja pela coligação PSD/CDS, o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar "não responde aos pedidos de reunião e determinou que, a partir de 01 de julho, aquele serviço seja transferido" para o Hospital de Águeda.

"Temos razões de sobra para crer que é uma péssima opção: esta unidade foi classificada como uma das quatro melhores do país, após serem feitas obras no Hospital de Estarreja para adaptar as instalações à Cirurgia de Ambulatório, que agora encerra. É um desperdício de recursos", disse Diamantino Sabina.

A justificação que encontra para a decisão é ser "um rebuçado para tentar calar os protestos de Águeda por retirarem para Aveiro a Ortopedia", pelo que o PSD e o CDS de Estarreja decidiram "acompanhar a iniciativa de Gil Nadais e promover uma petição pública para que seja demitido o presidente do conselho de administração".

Vai ainda ser convocada uma assembleia municipal extraordinária para debater a situação do Hospital Visconde de Salreu, que "tem vindo a ser esvaziado de valências, tornando-o insustentável".

Não foi ainda possível à agência Lusa obter uma reação do presidente do CHBV.

+ notícias: Política

Após polémica, adjunta do ministro das Finanças recua e decide não assumir funções

Patrícia Dantas recua e não vai assumir funções de adjunta do ministro das Finanças, de acordo com nota enviada pelo gabinete do Ministro das Finanças.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".