Covid-19: Maratona de Nova Iorque cancelada pela segunda vez em 50 anos

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 24 jun 2020 (Lusa) -- A maratona de Nova Iorque, uma das mais importantes do calendário mundial, que estava agendada para 01 de novembro, foi cancelada devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a organização da prova.

"A Road Runners [organismo responsável pela competição] e a cidade de Nova Iorque decidiram, em conjunto, cancelar a maior maratona do mundo devido a preocupações relacionadas com o coronavírus. Desta forma, estamos a proteger a saúde e a segurança dos corredores, dos espetadores, dos voluntários, dos trabalhadores e dos parceiros e comunidades que apoiam e trabalham neste evento", informa a organização, em comunicado.

Disputada pela primeira vez em 1970, a maratona de Nova Iorque só por uma vez tinha sido cancelada, em 2012, devido à passagem do furacão Sandy. Na altura, a corrida foi cancelada apenas dois dias antes da data agendada.

Os festejos da 50.ª edição da competição ficam assim adiados para 2021, estando, para já, agendada para 07 de novembro.

Das seis principais maratonas do calendário, a de Boston (20 de abril e depois 14 de setembro) e a de Berlim (27 de setembro) foram também canceladas devido à pandemia da covid-19. Em agenda continua a prova de Londres (04 de outubro) e de Chicago (11 de outubro).

A maratona de Tóquio ainda se realizou, em 01 de março, e foi vencida por Birhanu Legese, da Etiópia, na prova masculina, e Lonah Salpeter, do Quénia, na prova feminina.

Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, suspensas, adiadas -- Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América - ou mesmo canceladas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 477 mil mortos e infetou mais de 9,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LG // RPC

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

Daymaro Salina: "A equipa está confiante de que vai ganhar"

O FC Porto “está confiante de que vai ganhar” e vai “surpreender” o Sporting de forma a impor ao líder “a primeira” derrota no campeonato no próximo sábado (20h00, Porto Canal/FC Porto TV). As palavras são do capitão, Daymaro Salina, que explicou que “o ponto forte tem de ser a defesa” e o apoio nas bancadas: “É um clássico, esperamos um pavilhão cheio para nos dar uma grande ajuda”. Os Dragões são segundos classificados com 35 pontos, menos quatro do que os lisboetas.