São João no Porto e em Braga sem quebras significativas de regras

São João no Porto e em Braga sem quebras significativas de regras
| Norte
Porto Canal com Lusa

As populações de Braga e Porto respeitaram, em geral, as determinações das autoridades que praticamente inviabilizaram os tradicionais festejos de São João nas duas cidades devido à covid-19, disseram hoje fontes da PSP contactadas pela agência Lusa.

No Porto, afirmou fonte do Comando Metropolitano da PSP, “foi tudo até mais calmo do que o que se previa”.

A polícia detetou “um ou outro ajuntamento, mas rapidamente as pessoas acataram a ordem de dispersar”, sem necessidade de qualquer intervenção musculada.

Em Braga, o Comando Distrital da PSP “não registou qualquer incidente”.

“Tomámos medidas preventivas, isolando alguns sítios mais propícios a ajuntamentos, e tivemos de lembrar, nas zonas das rulotes [de comes e bebes] a hora de fecho. À parte isto, foi tudo muito calmo. A população de Braga está de parabéns”, disse fonte do comando distrital de polícia.

A noite de 23 para 24 de junho é habitualmente de diversão no Norte, sobretudo nas zonas do Porto e Braga, com os festejos populares de São João.

No Porto, a população costuma sair à rua para festejos com bailaricos, arraiais, martelos, alho-porro e fogo-de-artifício, mas este ano as autoridades apelaram a que evitassem as habituais aglomerações de pessoas, adotando-se o lema “a festa é como a sardinha, quer-se pequenina”.

Logo no início de abril, a Câmara Municipal do Porto anunciou o cancelamento das festas, dada a incerteza de propagação do novo coronavírus. No mesmo dia, também a Câmara de Gaia comunicou o cancelamento destas festividades.

Naquela que noutras circunstâncias seria “a noite mais longa do Porto”, também não houve transportes públicos e as ruas tiveram fiscalização e policiamento reforçados.

A agência Lusa constatou que pelas ruas e ruelas da cidade poucos eram os grelhadores que nas brasas aqueciam os habituais protagonistas da festa: as sardinhas e os pimentos. E no Passeio das Fontainhas, local de encontro de muitos convivas, nem festa, nem martelo se ouvia.

Braga, a outra grande cidade do Norte associada aos festejos de São João, também se transfigurou este ano.

O habitual fervilhar de gente que em anos normais deixa Braga a ‘rebentar pelas costuras’ deu lugar a uma cidade quase deserta, por culpa da pandemia, que transferiu os festejos da rua para casa, conforme constatou a agência Lusa.

As restrições à realização dos festejos de São João enquadraram-se nas medidas preventivas associadas à pandemia de covid-19, que já provocou mais de 473 mil mortos, incluindo 1.540 em Portugal.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.