PS quer explicações imediatas do ministro da Saúde sobre emergência médica

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 abr (Lusa) - O PS anunciou que formalizará hoje, na Assembleia da República, a entrega de um requerimento para que o ministro da Saúde seja ouvido no parlamento sobre urgência e emergência médica, considerando "intoleráveis" recentes casos de mortalidade.

Esta posição foi transmitida aos jornalistas pelo vice-presidente da bancada socialista José Junqueiro, numa declaração política em que fez duras críticas à atuação do ministro Paulo Macedo.

De acordo com o dirigente da bancada socialista, as consequências da política de "cortes" do Ministério da Saúde "são a falta de assistência direta e imediata aos cidadãos e um conjunto de problemas que transporta de forma acrescida para todo o sistema hospitalar".

"Esta situação é inaceitável, porque o ministro da Saúde não tem que remediar mas prevenir a situação, e não pode fugir às suas responsabilidades. Não podemos todos os dias assistir a mortes de pessoas que resultaram de uma incapacidade dos serviços", declarou José Junqueiro.

Neste contexto, José Junqueiro salvaguardou o trabalho desempenhado pelos profissionais de saúde, considerando que "fazem o seu melhor", particularmente os que exercem funções na urgência e na emergência médica, já que são confrontados com casos de "falta de meios".

O dirigente socialista associou depois as medidas do Governo de redução da despesa no setor da saúde - o PS diz que representaram o dobro do que estava previsto no memorando da 'troika' - a recentes casos mortais divulgados pela comunicação social.

"É intolerável que este ano, em Portugal, se tenham registado várias mortes por incapacidade do sistema, por ausência de reformas e por causa de cortes cegos e avulsos que incapacitam e dificultam o trabalho de todos os profissionais de saúde", acusou o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS.

José Junqueiro adiantou que, pelo requerimento apresentado pelo PS, o ministro Paulo Macedo deverá prestar esclarecimentos na Comissão Parlamentar de Saúde.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.