Companhia de Teatro de Braga regressa aos palcos em julho "com máscara"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 23 jun 2020 (Lusa) - A Companhia de Teatro de Braga (CTB) regressa aos palcos em 04 de julho, com espetáculos que pretendem ser um "manual de boas práticas" sobre o distanciamento ditado pela pandemia de covid-19, anunciou hoje o diretor artístico.

Em conferência de imprensa de apresentação da programação até outubro, Rui Madeira disse ainda que a companhia foi obrigada a alterar "radicalmente" a dramaturgia dos seus espetáculos, e manifestou-se expectante em relação à reação do público face à nova realidade decorrente da pandemia.

"Isto mudou, a expectativa é muito grande", sublinhou.

No dia 04 de julho, na Pousada da Juventude de Braga, a CTB apresenta "Os Músicos de Bremen, a partir do conto dos Irmãos Grimm, numa adaptação de José Caldas.

"Após o confinamento, achámos por bem recomeçar com um espetáculo para a família, para pais e filhos", referiu Rui Madeira, vincando que os atores vão sempre subir ao palco com máscara.

Para 17 de julho, a CTB tem marcada a estreia, no Theatro Circo, de "As troianas", de Eurípides, uma tragédia da cultura clássica grega, que se assume como um testemunho sobre a violência contra mulheres e crianças.

O elenco conta com 20 mulheres, entre as quais a jovem atriz turca Yeliz Balim.

No dia 30, a CTB viaja até Chaves, para apresentar "No alvo", de Thomas Bernhard, no festival de teatro daquela cidade.

O mês de agosto ficará marcado pelo início dos ensaios de "De algum tempo a esta parte", de Max Aub, numa encenação do espanhol Ignácio Garcia, com interpretação de Ana Bustorff.

Em setembro, o destaque vai para a estreia nacional, em Braga, da coprodução "Spetrri", de Ibsen, produção que se estreou em novembro, em Itália.

Dirigida por Rui Madeira, a coprodução reúne atores da CTB e da companhia italiana Akroama.

Em outubro, estreia-se a peça de Max Aub, "De algum tempo a esta parte", espetáculo que mais tarde será apresentado em Espanha.

O mês assistirá ainda ao início dos ensaios de "Calígula", de Camus, com encenação do galego Manuel Guede Oliva.

Quanto à formação de públicos, a CTB regista, em julho, a participação na Feira do Livro de Braga, com leituras, documentários e filmes produzidos pelo seu departamento de 'media arts'.

Para outubro, os destaques são a exposição "Enteléquia", resultado de uma residência artística que o escritor Luís Rosa Lopes tem vindo a desenvolver, e que se assume como uma pesquisa "muito profunda" sobre as árvores históricas de Braga.

Este trabalho dará, posteriormente, origem a um documentário.

Ainda na formação de públicos, a CTB promoverá, também em outubro, uma comunidade de leitura de textos dramáticos que trabalhará sobre a obra de Bernardo Santareno e uma oficina de interpretação, a partir da peça "O pecado de João Agonia", do mesmo autor, de quem este ano se assinalam os cem anos do nascimento.

VCP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.