Trabalhadores dos impostos não devem ser alvo de "ira" de contribuintes - Sindicato

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 jun (lusa) -- O Sindicato dos Impostos disse hoje que a ira dos contribuintes não deve ser dirigida aos trabalhadores da Autoridade Tributária porque estes não são os responsáveis pelos "incómodos" causados pela "situação descontrolada" de notificações do IUC.

"Desde a semana passada que está instalado o caos em todos os serviços tributários dos país, devido à notificação em massa" para a liquidação do Imposto Único de Circulação (IUC), antigo selo do carro, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Paulo Ralha, em conferência de Imprensa.

O sindicato diz ainda que os serviços estão em "completa rutura" de recursos humanos e "não podem aguentar mais uma situação descontrolada, como a que se vive" nos últimos dias nas repartições de finanças.

Paulo Ralha classificou como "guerras internas" o comunicado divulgado pelo Ministério das Finanças, no qual a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) desmente a situação de caos, e acusa o Ministério das Finanças de tratar o assunto com "ligeireza".

"Perante os alertas emitidos pelo STI junto da comunicação social, segunda-feira, o diretor geral da AT assegurou já ter tomado medidas para minorar a situação, nomeadamente de que não seriam enviadas mais notificações de IUC, até que o fluxo de contribuintes alvo das notificações, entretanto emitidas, fosse atendido", refere o sindicato em comunicado.

Paulo Ralha diz que hoje a policia voltou a ser chamada a uma repartição da Amadora e outra de Bragança, por ameaça de desacatados dos contribuintes.

O presidente do STI afasta a possibilidade de as notificações de IUC em massa poderem ser resultado de um "apagão" do sistema informático das Finanças, mas admite que algumas notificações se referem a pagamentos duplicados e a transferências de propriedade dos veículos que não deram entrada no sistema.

No entanto, Paulo Ralha critica as mudanças que têm sido feitas nos últimos anos na informática da AT: "Tudo o que tem a ver com informática, e que era controlado antigamente pelos trabalhadores da AT, tem passado para 'outsourcing' (transferida para uma empresa de serviços especializada) e o resultado está à vista".

VP // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".