Incêndio em fábrica de Santo Tirso dominado 

Incêndio em fábrica de Santo Tirso dominado 
| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que deflagrou na segunda-feira numa fábrica de gazes hospitalares no concelho de Santo Tirso, distrito do Porto, foi dominado esta madrugada às 05:25, disse à Lusa fonte dos bombeiros.

O rescaldo "deverá levar toda a manhã", já que implica "a remoção de toda a matéria-prima" do interior da fábrica, disse a mesma fonte dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, pelas 05:35.

O combate ao incêndio, que chegou a estar ativo em mais de 50% da fábrica ADA Fios, demorou longas horas, não sendo ainda possível apurar a causa ou avaliar a extensão dos danos.

"Ainda não temos noção da percentagem atingida. Neste momento estamos em condições de colocar equipas de resgate [dentro do edifício], para tentar perceber a extensão dos danos", explicou.

Dois bombeiros foram transportados devido "a exaustão" para a Unidade Hospitalar de Santo Tirso, pertencente ao Centro Hospitalar do Médio Ave, acrescentou.

No local chegaram a estar 115 operacionais, entre bombeiros de várias corporações, PSP, INEM, Polícia Judiciária, Polícia Municipal e o Serviço Municipal da Proteção Civil da Câmara Municipal de Santo Tirso, apoiados por 35 veículos.

A combater o incêndio estiveram as corporações dos bombeiros voluntários de Santo Tirso, Tirsenses, Vila das Aves, Póvoa de Varzim, Paços de Ferreira, Valongo e Ermesinde, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto.

Em declarações à Lusa, ao início da madrugada, o vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Santo Tirso, José Pedro Machado, disse que esta fábrica emprega cerca de 180 pessoas e que aquelas que estavam a trabalhar quando o incêndio deflagrou saíram em segurança.

José Pedro Machado referiu ainda que a autarquia, "na medida das possibilidades, irá apoiar esta empresa".

A informação disponível na página da ADA Fios na internet dá conta de que esta empresa é especializada na produção de gazes hidrófilas hospitalares.

O alerta foi dado às 19:57, segundo a informação disponível na página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.