ESPECIAL CANDIDATURAS
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS
Projeto Parceria
Porto Canal
Info

Incêndio em fábrica de Santo Tirso alastra a mais de metade das instalações

| Norte
Porto Canal com Lusa

Redação, 23 jun 2020 (Lusa) -- O incêndio que deflagrou ao início da noite de segunda-feira numa fábrica de gazes hospitalares no concelho de Santo Tirso, distrito do Porto, continua ativo em mais de metade das instalações, disseram hoje os bombeiros.

De acordo com fonte dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, em declarações à Lusa pelas 00:50, o incêndio, "neste momento, está ativo em mais de 50%" da fábrica ADA Fios e a carga térmica do fogo no interior do edifício estava a dificultar o combate às chamas.

Contudo, houve uma "janela de oportunidade" e os bombeiros estão a tentar colocar equipas no interior da fábrica para combater o fogo.

Dois bombeiros foram transportados devido "a exaustão" para a Unidade Hospitalar de Santo Tirso, pertencente ao Centro Hospitalar do Médio Ave, acrescentou a mesma fonte.

A corporação adiantou àquela hora que estavam 115 operacionais no local, entre bombeiros de várias corporações, PSP, INEM, Polícia Judiciária, Polícia Municipal e o Serviço Municipal da Proteção Civil da Câmara Municipal de Santo Tirso, apoiados por 35 veículos.

"Também temos equipas preparadas na zona de reserva para revezarem os homens" que estão a combater a chamas agora, explicaram os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, sublinhando que o combate às chamas deverá continuar ao longo da madrugada.

Em declarações à Lusa, o vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Santo Tirso, José Pedro Machado, disse que esta fábrica emprega cerca de 180 pessoas e que as que estavam a trabalhar quando o incêndio deflagrou saíram em segurança.

O autarca acrescentou que, "neste momento, ainda não é possível saber qual foi a causa" do fogo, uma vez que os bombeiros estão "a trabalhar exaustivamente" para controlar as chamas.

José Pedro Machado referiu ainda que a autarquia, "na medida das possibilidades, irá apoiar esta empresa".

A informação disponível na página da ADA Fios na internet dá conta de que esta empresa é especializada na produção de gazes hidrófilas hospitalares.

O Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto afirmou, na noite de segunda-feira, que a combater o incêndio estão as corporações dos bombeiros voluntários de Santo Tirso, Tirsenses, Vila das Aves, Póvoa de Varzim, Paços de Ferreira, Valongo e Ermesinde.

O alerta foi dado às 19:57, segundo a informação disponível na página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

AFE // SR

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Morreu condutor do veículo ligeiro envolvido em colisão na EN 222 em Vila Nova de Gaia

O homem que hoje sofreu ferimentos graves numa colisão entre uma viatura ligeira e um pesado de mercadorias na Estrada Nacional 222 (EN 222) em Avintes, em Gaia, acabou por morrer no local, disse fonte dos Bombeiros Sapadores.

GNR de Braga está a proibir o acesso às praias que se encontram lotadas

A Guarda Nacional Republicana de Braga foi chamada a controlar a lotação de várias prais fluviais do distrito, neste domingo, nomeadamenta nas praias fluviais do Faial, Ponte do Bico e Adaúfe, no concelho de Vila Verde, e está esta segunda-feira a cortar as estradas de acesso a várias destas praias fluviais.

(em atualização)

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.