PJ deteve três suspeitos da autoria de incêndio de armazéns em freguesia de Gaia

PJ deteve três suspeitos da autoria de incêndio de armazéns em freguesia de Gaia
| Norte
Porto Canal

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção dos três presumíveis autores do incêndio que em março destruiu "vários armazéns industriais" em Serzedo, Gaia, revelando que os indivíduos começaram por furtar metais não preciosos naqueles espaços.

"Foram detidos três homens fortemente indiciados pela prática de crimes de incêndio, em armazéns em Serzedo, Gaia, alvo de prévio furto de metais não preciosos", revelou a PJ em comunicado, explicando que a detenção foi feita através da Diretoria do Norte, em colaboração com a GNR de Arcozelo.

A PJ adiantou ainda que o fogo, que começou na tarde do dia 23 de março, foi diretamente ateado a um automóvel que se encontrava estacionado junto a um dos armazéns, "presumivelmente com recurso a um isqueiro".

O veículo acabaria "totalmente consumido pelas chamas" e o incêndio assumiu "grandes proporções, propagando-se a outros armazéns dessa zona industrial" e culminou "com a destruição total de vários edifícios contíguos e dos bens móveis aí existentes", diz a PJ.

De acordo com aquela força policial, os detidos atuaram "num quadro furtivo e de vandalismo" e "decidiram subtrair, de forma ilegítima, alguns objetos metálicos de um armazém de grandes dimensões".

Para isso introduziram-se no espaço de forma "ilícita", através de "escalamento e arrombamento".

A ação foi desenvolvida com o apoio de "outro suspeito possuidor de um veículo automóvel, entretanto apreendido", acrescentou a PJ.

De acordo com a PJ, os detidos têm 24, 37 e 46 anos de idade.

A PJ acrescenta que são toxicodependentes "com antecedentes policiais", dois deles "sem ocupação laboral" e outro "alegadamente serralheiro".

O incêndio, que deflagrou ao início da noite de 23 de março no concelho de Gaia, destruiu três armazéns sem causar vítimas e só durante a manhã do dia 24 entrou em fase de rescaldo, disse na altura à Lusa fonte dos bombeiros.

O comandante distrital dos bombeiros, Salvador Almeida, indicou que as equipas de combate ao fogo conseguiram "evitar a propagação do incêndio a outros armazéns", depois de três terem sido destruídos.

Ainda de acordo com o comandante, o incêndio terá começado num automóvel que se encontrava num dos armazéns, propagando-se depois aos materiais ali existentes e a outros armazéns adjacentes.

"Esse armazém só ardeu parcialmente, mas os outros três ficaram totalmente destruídos", disse Salvador Almeida.

De acordo com a mesma fonte, o incêndio deflagrou na zona industrial da freguesia de Serzedo, no concelho de Vila Nova de Gaia, onde se encontram 12 armazéns.

O alarme foi dado pelas 18:44 e deslocaram-se ao local um total de 54 bombeiros das corporações de Gaia, Aguda, Valadares e Carvalhos em 16 viaturas de combate a incêndios, entre elas uma da corporação do Porto, e um autotanque de Avintes.

Os bombeiros encontraram a zona industrial vazia de funcionários "por ser domingo, e não foi necessário evacuar armazéns".

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos

A Câmara de Guimarães procedeu à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos parques industriais de Gandara, Barco, e de São João de Ponte, e dos centros históricos de Brito e de Moreira de Cónegos, foi esta terça-feira anunciado.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.