Peticionários dizem que 'chumbo' da reestruturação da dívida terá "reflexo político"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 abr (Lusa) - O ex-Provedor de Justiça Alfredo José de Sousa considerou hoje que o 'chumbo' das resoluções que defendem a reestruturação da dívida terá "reflexo político", sublinhando a pluralidade política do grupo que impulsionou a petição com o mesmo objeto.

"As atitudes ficam com quem as toma. Se a Assembleia da República chumbar há de ter com certeza um reflexo político", afirmou o antigo Provedor de Justiça, quando questionado sobre um eventual chumbo dos projetos de resolução do PS, PCP e BE que deverão acompanhar a discussão da petição com cerca de 35 mil assinaturas que defende a reestruturação da dívida portuguesa.

Alfredo José de Sousa, que falava aos jornalistas depois da entrega da petição à presidente da Assembleia da República, contrapôs, contudo, aquilo que são "os reflexos políticos" dos "reflexos partidários": "É óbvio que esta nossa intervenção tendo sido cívica, tem reflexos políticos, ninguém é ingénuo ao ponto de não pensar nisso. Mas, uma coisa são os reflexos políticos, outra coisa são os reflexos partidários", disse, chamando a atenção para "a pluralidade política, social, económica" do grupo que impulsou a petição.

VAM // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.