WestWay Lab Festival em Guimarães, de 10 a 19 de abril, para "criar laços" com a Europa

| Norte
Porto Canal / Agências

Guimarães, 09 abr (Lusa) - Guimarães vai ser palco de um novo e "inovador" festival de música, WestWay Lab Festival, assente em residências artísticas para cruzar criadores nacionais com internacionais e que pretende criar laços com redes europeias de festivais do género.

O período de "criação" começou a 01 de abril, com 16 artistas a trabalhar em conjunto no Centro de Criação de Candoso, e na quinta-feira começa a ser apresentado o resultado do diálogo entre aqueles criadores, com destaque para os concertos dos peixe:avião e dos Clã, nos dias 12 e 19.

Em declarações à agência Lusa, um dos responsáveis pelo evento, Rui Torrinha, explicou que o objetivo do WestWay Lab Festival (WSTWY) é "promover a criação em contexto", com a ambição de "exportar" talento e artistas, e "mudar o paradigma" cultural de Guimarães.

"Queremos chamar a Guimarães vários artistas internacionais e cruzá-los com artistas nacionais, da região. É a fundamentação da mudança de paradigma que queremos realizar em Guimarães, passar de uma cidade que acolhe a cultura para uma cidade criadora", apontou.

Segundo Torrinha, "o conceito deste festival é inovador na medida em que não assenta apenas no acolhimento mas numa residência artística" e, disse, "pretende criar laços com a Europa a partir do movimento de criação de Guimarães".

No entanto, salientou, a ambição do festival não se fica pela integração no panorama da cidade.

"A ideia do festival é, futuramente, a integração na rede europeia de outros festivais também assentes em criação em contexto, como o Eurosonic, para que se permita promover os projetos que aqui se criam. A intenção é chamar atores internacionais cá para que estes tenham acesso ao talento que nós produzimos e o exportem", salientou.

Assim, nos dias 10, 11, 17 e 18 vão ser apresentados showcases com o trabalho dos oito grupos em residência artística, antecedidos de "talks" com os artistas, na praça de Couros, "uma ligação do festival com o património da cidade", onde um palco produzido pela Escola de Arquitetura está a ser montado.

Nas manhãs de 11 e 18 de abril, na Plataforma das Artes, haverá sessões de Networking com os músicos e participantes do festival e responsáveis pelas redes e estruturas internacionais estratégicas com "o objetivo de criar rede de contactos e dar início à integração na indústria internacional".

Os sábados, 12 e 19 de abril, "são dedicados ao conhecimento", com debates, workshops e keynote speeches, terminando com os concertos dos peixe:avião e dos Clã, às 22 horas.

Mas, salientou torrinha, o WestWay Lab não se esgota em abril pelo que o festival vai ter "continuidade" noutros momentos do ano,

"Em maio (09, 10 e 11), teremos o WestWay Lab 2.0 com novas classes criativas, ações de formação, informação e educação criativa. Depois haverá o WSTWY 3.0 (04 e 05), que será um momento de fruição de todo o trabalho desenvolvido ao longo dos vários momentos", explanou.

JYCR // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.