Autarca de Ovar pede coragem e sugere cerca a Lisboa por estar a "colocar em risco todo o país"

Autarca de Ovar pede coragem e sugere cerca a Lisboa por estar a "colocar em risco todo o país"
| Política
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, afirmou hoje que "Lisboa está a colocar em risco todo o país" relativamente à propagação da covid-19, deixando implícita a sugestão de uma cerca sanitária à capital.

Numa mensagem na rede social Twitter, o autarca do PSD começou por recordar que, em 17 de março, "percebeu-se o cerco em Ovar" porque "era o único município em contaminação comunitária".

Depois, "todo o país passou a essa condição, não fazia sentido fazer cercos", prosseguiu o presidente da Câmara de Ovar.

"Entretanto, tudo melhorou. Hoje, Lisboa está a colocar em risco todo o país. Não esperem mais. Ou só há coragem para Ovar?", questionou Salvador Malheiro.

A Lusa tentou contactar o autarca para obter mais esclarecimentos, mas até ao momento não foi possível.

A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou 77% dos novos casos de covid-19, concentrando 225 das 292 novas infeções, segundo o boletim da situação epidemiológica em Portugal divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Na região de saúde LVT foram detetados no sábado mais 225 novos casos, 77% do total, na do Centro 25 novos casos (8,5% do total), na do Algarve mais 22 casos (7,5%), na do Alentejo mais 11 casos (3,7%) e na do Norte sete (2,3%).

Em 17 de março, o Governo declarou estado de calamidade pública para o concelho de Ovar, o que configurou numa situação de cerca sanitária aplicada a todo o município, que durou um mês.

Portugal contabiliza pelo menos 1.530 mortos associados à covid-19 em 39.133 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da DGS.

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".