Covid-19: Quatro idosos de lar de Reguengos de Monsaraz levados para hospital por precaução

| País
Porto Canal com Lusa

Reguengos de Monsaraz, Évora, 21 jun 2020 (Lusa) - Quatro idosos de um lar de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que testaram positivo para a covid-19, foram transportados para o hospital, por precaução, e um deles já teve alta, revelou hoje o presidente do município.

Estes idosos foram levados para o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), no sábado à noite, após observação médica de todos os utentes infetados, indicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.

O autarca adiantou que médicos e enfermeiros do centro de saúde da cidade alentejana observaram os 45 idosos do lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva que testaram positivo para a covid-19 e referenciaram 11 deles.

Dos idosos referenciados, disse, "apenas quatro" seguiram para o HESE, após decisão tomada "em conferência" com o serviço de urgência da unidade hospitalar e com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Um dos quatro utentes transportados para o hospital já regressou ao lar e os outros três aguardavam esta manhã decisão do serviço de urgência sobre a necessidade de internamento, referiu o presidente do município.

No HESE, mantém-se internada a idosa que foi o primeiro caso positivo de covid-19 neste lar de Reguengos de Monsaraz.

O número total de infetados com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) que provoca a doença da covid-19 no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva ascende a 62, nomeadamente 17 funcionários e 45 utentes, revelou anteriormente à Lusa o autarca.

Os restantes utentes que testaram positivo encontram-se em residências de familiares ou na instituição e os funcionários infetados estão todos em isolamento nas suas residências.

Portugal contabiliza pelo menos 1.528 mortos associados à covid-19 em 38.841 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

SYM (SYL) // JH

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

Fernando Araújo apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.