Festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado, Valongo, quer ser Património Cultural Imaterial

Festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado, Valongo, quer ser Património Cultural Imaterial
cmvalongo
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Valongo, a Junta de Freguesia de Campo e Sobrado e a Associação Casa do Bugio formalizaram um pedido de inscrição da festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Em comunicado divulgado hoje, as três entidades adiantam que o processo resulta de uma parceria estabelecida com o Centro de Estudo de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, que - sob a orientação da professora universitária Rita Ribeiro, doutorada em sociologia - tem vindo a realizar o estudo desta festa sanjoanina.

Segundo a câmara de Valongo, foi já submetido o pedido de registo no Matriz PCI (base de dados para suporte do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial), mas "o processo será ainda sujeito a várias fases, entre as quais a da consulta pública".

"A efetivação do registo desta singular festa sanjoanina da Bugiada e Mouriscada, da vila de Sobrado, concelho de Valongo, no Inventário Nacional, só ocorrerá no final de todo o processo que agora será gerido pela Direção-Geral do Património Cultural", explica.

Celebrada no dia de São João, a 24 de junho, a Bugiada e Mouriscada do São João de Sobrado é apresentada pela autarquia como "uma das maiores e mais genuínas tradições do país" e "uma manifestação cultural ímpar em todo o mundo": "Ao longo de todo o dia, centenas de sobradenses percorrem as ruas da freguesia representando uma lenda secular que gira em torno de uma imagem milagrosa de S. João", explica.

"O Largo do Passal é o palco principal das encenações das lutas entre Bugios (Cristãos) e Mourisqueiros (Mouros), pela posse de uma imagem milagrosa de São João Baptista", refere, avançando serem "cerca de mil os participantes trajados com vestes de veludo colorido que dão cor e vida à tradição ancestral, que todos os anos atrai dezenas de milhares de visitantes".

A festividade está já classificada como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, integrando também a Rede da Máscara Ibérica, pretendendo a autarquia "uma maior valorização e promoção" do evento com a sua inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e ainda na lista representativa do Património Imaterial da Humanidade da Unesco.

Apesar de a festa só durar um dia, o município de Valongo promove os Bugios e Mourisqueiros durante todo o ano, sobretudo junto das escolas, organizando e apoiando exposições e outras iniciativas relacionadas com a temática.

No âmbito da estratégia de promoção desta logomarca foi também inaugurado, em 2014, o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, localizado no antigo Centro Cultural de Sobrado, um espaço interpretativo da festa inserido no plano de salvaguarda desta tradição.

Segundo a autarquia de Valongo, o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada "funciona também como um polo agregador de informação temática e difusor da singular manifestação, contribuindo para que os visitantes de Sobrado compreendam a festa e sejam cativados a regressar no dia de S. João ou em qualquer outro dia do ano".

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.